Polícia prende homem que ameaçou youtuber Felca

Polícia prende homem que ameaçou Felca por denunciar adultização de crianças nas redes

Há 2 meses
Atualizado segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Da Redação

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (25/08), em Pernambuco, o autor de e-mail que vinha enviando mensagens com ameaças ao youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca. A prisão aconteceu depois da quebra do sigilo do referido e-mail.

O acusado, que se chama Cayo Lucas, conforme informações da polícia, é uma pessoa que vende vídeos e fotos de vítimas de estupro virtual. Motivo pelo qual demonstrou insatisfação com as denúncias feitas na última semana por Felca sobre esse tipo de conteúdo na internet.

Quebra de sigilo

A prisão partiu de decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), emitida em caráter de urgência no último dia 17. Na ocasião, a Corte autorizou pedido de Felca para que a Google Brasil providenciasse a quebra de sigilo de dados de um e-mail específico que o ameaçava.

O Youtuber afirmou que vinha recebendo diversas ameaças de morte e falsas acusações de pedofilia depois de ter publicar o vídeo sobre “Adultização” nas redes sociais. Acrescentou que tais ameaças se configuravam em risco concreto à sua segurança pessoal.

O tribunal acolheu o pedido e ordenou que o Google fornecesse em 24 horas as informações de identificação do usuário responsável pelo e-mail, incluindo IPs de acesso e dados cadastrais.

Críticas a bets e pedofilia

O suspeito, cujos primeiros nomes são Cayo Lucas, estava acompanhado de outro homem quando foi preso em sua casa em Olinda, município da Região Metropolitana do Recife. Ele foi levado à delegacia responsável, onde os procedimentos legais foram formalizados.

Felca passou a ficar conhecido no Brasil depois de se posicionar contra o envolvimento de influenciadores com apostas esportivas, conhecidas como bets, em comentários e postagens nas quais fez várias críticas à forma como as plataformas são divulgadas nas redes.

No seu vídeo mais recente, intitulado “Adultização”, ele denunciou o influenciador paraibano Hytalo Santos que terminou sendo preso na última semana por exploração de menores.

Perto de 14 mil seguidores

Felca nasceu em Londrina (PR), mas atualmente mora em São Paulo. Ele possui mais de 5,23 milhões de inscritos no seu canal dele no Youtube, que foi criado em julho de 2017. No Instagram, possui mais de 13,7 milhões de seguidores.

O influenciador ficou famoso ao publicar vídeos de reacts — conteúdos em que pessoas falam sobre as suas reações com produtos ou serviços ou até sobre outros vídeos, e conteúdos humorísticos.

— Com agências de notícias

Autor

Leia mais

Barroso vota para permitir aborto quando realizado até a 12ª semana de gestação

Há 9 horas
O ministro Edson Fachin, presidente do STF, convocou sessão extraordinária para julgar descriminalização do aborto.

Fachin atende pedido de Barroso e convoca sessão virtual para julgar descriminalização do aborto

Há 9 horas

STF limita responsabilização solidária de empresas de grupo econômico por dívidas trabalhistas

Há 10 horas
O ex-presidente Fernando Collor de Mello em sessão no Congresso Nacional.

Descumprimento de medidas cautelares podem levar Collor de volta à prisão

Há 11 horas

O BBB invadiu a novela das 9. Ou como um clássico da TV virou um vale tudo, escreve Jeffis Carvalho

Há 13 horas

Barroso pede sessão virtual para julgar descriminalização do aborto às vésperas de aposentadoria

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB