TJSP envia projeto de reajuste para servidores que terá impacto de R$ 16 milhões

Posse administrativa  da nova direção do TJSP acontece nesta quarta-feira (7)

Há 1 dia
Atualizado terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Da Redação

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realiza amanhã, quarta-feira (7), às 14 horas, a posse administrativa dos novos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), da Ouvidoria e da diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM). A cerimônia acontecerá no Salão Nobre “Ministro Costa Manso”, no Palácio da Justiça, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJSP no YouTube (www.youtube.com/tjspoficial).

Eleição define novos gestores do Judiciário paulista

Os magistrados que assumem os cargos foram eleitos em 12 de novembro de 2025 para comandar a cúpula do Poder Judiciário paulista nos próximos dois anos. A posse administrativa representa a retomada oficial das atividades do tribunal após o recesso de fim de ano. Vale lembrar que o Judiciário não para completamente, já que finais de semana, feriados e períodos de recesso contam com plantão para atendimentos emergenciais.

Seguindo a tradição, uma cerimônia solene de posse será realizada em 6 de fevereiro, marcando oficialmente o início do mandato da nova administração.

TJSP movimenta um quarto dos processos do Brasil

O desembargador Francisco Eduardo Loureiro assumirá a presidência do TJSP e liderará o Conselho Superior da Magistratura ao lado dos demais integrantes eleitos. A dimensão do tribunal paulista impressiona: são cerca de 17,1 milhões de processos em andamento, o que representa aproximadamente 26% do total de ações em tramitação em todo o Brasil, somando tribunais estaduais, federais e superiores.

O TJSP também se destaca como o tribunal com maior força de trabalho no país. A estrutura conta com 2,3 mil juízes, 358 desembargadores e 41,3 mil servidores ativos. O tribunal atende 320 comarcas distribuídas em 1.630 varas em todo o Estado de São Paulo.

Conselho Superior da Magistratura tem seis integrantes

A composição do Conselho Superior da Magistratura para o biênio 2026/2027 ficou definida com o desembargador Francisco Eduardo Loureiro na presidência e o desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez na vice-presidência. A desembargadora Silvia Rocha ocupará o cargo de corregedora-geral da Justiça.

As três seções do tribunal terão como presidentes o desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken (Seção de Direito Privado), a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani (Seção de Direito Público) e o desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene (Seção de Direito Criminal).

Ouvidoria terá comando feminino

A Ouvidoria do TJSP será comandada pela desembargadora Rosangela Maria Telles, que contará com o desembargador Marcelo Lopes Theodosio como ouvidor substituto. A Ouvidoria é o canal de comunicação entre a sociedade e o Poder Judiciário, recebendo sugestões, elogios, reclamações e denúncias sobre os serviços prestados.

Escola Paulista da Magistratura define nova diretoria

A Escola Paulista da Magistratura (EPM), responsável pela formação continuada e aperfeiçoamento dos magistrados, terá o desembargador Ricardo Cunha Chimenti como diretor e o desembargador João Batista Amorim de Vilhena Nunes como vice-diretor.

A diretoria da EPM também contará com representantes das três seções do tribunal. Pela Seção de Direito Privado, os desembargadores Marco Fábio Morsello e Alexandre David Malfatti. Pela Seção de Direito Público, Walter Rocha Barone e Tania Mara Ahualli. A Seção de Direito Criminal será representada por Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida e Luiz Fernando Vaggione. O juiz Ricardo Dal Pizzol representará o 1º Grau.

Autor

Leia mais

Justiça e Governo de SP firmam acordo para padronizar destinação de bens apreendidos do crime organizado

Há 9 minutos

Vara de Idosos do Rio de Janeiro completa um ano com quase 14 mil decisões judiciais

Há 41 minutos
Navio russo apreendido pela Marinha dos EUA

Estados Unidos tomam 2 navios e anunciam controle direto do petróleo da Venezuela

Há 42 minutos
Vital do Rego, presidente do TCU

Presidente do TCU diz que reversão da liquidação do Banco Master cabe ao STF

Há 53 minutos
Ministro da Previdência, Wolney Queiroz, ao lado do Presidente Lula

Lei que proíbe descontos de associações em aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS entra em vigor

Há 2 horas
Procurador-Geral da República, Paulo Gonet

PGR se opõe a mudança na Lei da Ficha Limpa que pode beneficiar Arruda, Garotinho e Cunha

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB