Prazo para diplomação dos eleitos em 2024 acaba quinta-feira

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral informou que o prazo para diplomação dos candidatos e candidatas eleitos nas eleições municipais deste ano –  tanto para cargos de prefeito e vice-prefeito como de vereador – se encerra nesta quinta-feira (19.12). E ainda faltam diplomações a serem formalizadas em vários municípios e em 22 capitais do país. Por isso, de hoje até quinta-feira os dias serão de solenidades em boa parte das juntas eleitorais instaladas Brasil afora.

Conforme informações de técnicos da Justiça eleitoral, a entrega dos diplomas garante a legitimidade dos futuros ocupantes para assumirem os cargos para os quais foram eleitos e costuma ser feita entre os meses de outubro e novembro após cada eleição. Este ano, as juntas eleitorais resolveram deixar boa parte das diplomações para dezembro. A resolução do TSE Nº 23.677/2021 estabelece que somente as candidatas e os candidatos com registro deferido podem ser diplomados.

Desde a última quinta-feira (12.12) até hoje (16.12) foram diplomados os prefeitos eleitos Eduardo Siqueira Campos, de Palmas (TO); Leonardo Barreto, de Porto Velho (RO); João Henrique Caldas, de Maceió (AL); Cícero Lucena, de João Pessoa (PB); e João Campos, de Recife (PE).

Nesta terça-feira (17.12), estão previstas as diplomações de prefeitos de outras oito capitais: Emília Corrêa, em Aracaju (SE); Igor Normando, em Belém (PA); Arthur Henrique, em Boa Vista (RR); Topázio Neto, em Florianópolis (SC); Davi Almeida, em Manaus (AM); Tião Bocalom, em Rio Branco (AC); Eduardo Braide em São Luís  (MA) e Lorenzo Pazolini em Vitória (ES).

 Na quarta-feira (18.12) serão diplomados os prefeitos de outras seis capitais: Fuad Noman, em Belo Horizonte (MG);  Adriane Lopes, em Campo Grande (MS); Abilio Brunini, em Cuiabá (MT); Eduardo Paes, no Rio de Janeiro (RJ); Bruno Reis, em Salvador (BA) e Silvio Mendes, em Teresina (PI).

 Na quinta-feira (19.12), serão entregues os diplomas aos últimos prefeitos de capitais que ainda faltam receber o documento: Eduardo Pimentel, em Curitiba (PR); Evandro Leitão, em Fortaleza (CE); Dr. Furlan, em Macapá (AP); Paulinho Freire em Natal (RN); Sebastião Melo em Porto Alegre (RS); Ricardo Nunes, em São Paulo  (SP).      

 “A diplomação é a última etapa do processo eleitoral que oficializa o resultado das urnas e habilita os eleitos à posse e ao exercício do mandato em 2025, a partir de 1º de janeiro”, destacou a presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia. Ela explicou que cada diploma mantém o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente.

Autor

Leia mais

Presidente do STF, ministro Edson Fachin

Fachin diz que atos de 8/1 foram premeditados e pautados “pela negação do diálogo”

Há 4 horas
Sede do TCU em Brasília

TCU suspende inspeção no Banco Master e anuncia que vai decidir sobre o caso por votação colegiada em plenário

Há 4 horas
O Presidente Lula e o ministro Ricardo Lewandowski

Lewandowski entrega carta de demissão e faz balanço de gestão à frente do Ministério da Justiça

Há 6 horas
Objetos decredados nos atos golpistas de 8/1 de 2023

8/1: Advocacia-Geral da União ajuizou, de 2023 até agora, 36 ações para reparação dos danos causados com as depredações

Há 6 horas
Solenidade dos três anos dos atos de 8/1

Alkmin e Lewandowski ressaltam solidez da Constituição, enquanto briga sobre PL da dosimetria retorna ao Congresso

Há 9 horas
Solenidade de três anos dos atos de 8/1

Solenidade do 8/1 teve emoção e recados sobre fortalecimento da democracia, das instituições e da soberania nacional

Há 9 horas
Maximum file size: 500 MB