Prazo para diplomação dos eleitos em 2024 acaba quinta-feira

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral informou que o prazo para diplomação dos candidatos e candidatas eleitos nas eleições municipais deste ano –  tanto para cargos de prefeito e vice-prefeito como de vereador – se encerra nesta quinta-feira (19.12). E ainda faltam diplomações a serem formalizadas em vários municípios e em 22 capitais do país. Por isso, de hoje até quinta-feira os dias serão de solenidades em boa parte das juntas eleitorais instaladas Brasil afora.

Conforme informações de técnicos da Justiça eleitoral, a entrega dos diplomas garante a legitimidade dos futuros ocupantes para assumirem os cargos para os quais foram eleitos e costuma ser feita entre os meses de outubro e novembro após cada eleição. Este ano, as juntas eleitorais resolveram deixar boa parte das diplomações para dezembro. A resolução do TSE Nº 23.677/2021 estabelece que somente as candidatas e os candidatos com registro deferido podem ser diplomados.

Desde a última quinta-feira (12.12) até hoje (16.12) foram diplomados os prefeitos eleitos Eduardo Siqueira Campos, de Palmas (TO); Leonardo Barreto, de Porto Velho (RO); João Henrique Caldas, de Maceió (AL); Cícero Lucena, de João Pessoa (PB); e João Campos, de Recife (PE).

Nesta terça-feira (17.12), estão previstas as diplomações de prefeitos de outras oito capitais: Emília Corrêa, em Aracaju (SE); Igor Normando, em Belém (PA); Arthur Henrique, em Boa Vista (RR); Topázio Neto, em Florianópolis (SC); Davi Almeida, em Manaus (AM); Tião Bocalom, em Rio Branco (AC); Eduardo Braide em São Luís  (MA) e Lorenzo Pazolini em Vitória (ES).

 Na quarta-feira (18.12) serão diplomados os prefeitos de outras seis capitais: Fuad Noman, em Belo Horizonte (MG);  Adriane Lopes, em Campo Grande (MS); Abilio Brunini, em Cuiabá (MT); Eduardo Paes, no Rio de Janeiro (RJ); Bruno Reis, em Salvador (BA) e Silvio Mendes, em Teresina (PI).

 Na quinta-feira (19.12), serão entregues os diplomas aos últimos prefeitos de capitais que ainda faltam receber o documento: Eduardo Pimentel, em Curitiba (PR); Evandro Leitão, em Fortaleza (CE); Dr. Furlan, em Macapá (AP); Paulinho Freire em Natal (RN); Sebastião Melo em Porto Alegre (RS); Ricardo Nunes, em São Paulo  (SP).      

 “A diplomação é a última etapa do processo eleitoral que oficializa o resultado das urnas e habilita os eleitos à posse e ao exercício do mandato em 2025, a partir de 1º de janeiro”, destacou a presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia. Ela explicou que cada diploma mantém o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente.

Autor

Leia mais

STF analisa obrigatoriedade de escritura pública em contratos de alienação fiduciária imobiliária

Há 1 dia
Tenente-coronel Mauro Cid durante audiência no Senado

Exército oficializa aposentadoria de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a partir de 2 de março

Há 1 dia
General Mário Fernandes, um dos condlenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

Para PGR, se Mario Fernandes receber visita íntima em instalação das Forças Armadas violará legislação militar

Há 1 dia

Guilherme Arantes: um artista que se move entre diferentes dimensões

Há 1 dia

STF determina perícia em imagens da Operação Contenção

Há 1 dia

TJDFT determina remoção de post falso que ligava Flávio Bolsonaro ao Banco Master

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB