Ricardo Nunes e Guilherme Boulos disputam 2º turno em São Paulo

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Na disputa mais acirrada entre as capitais, que mobilizou o país, o atual prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) conseguiram os melhores resultados e vão disputar o segundo turno das eleições  da maior cidade brasileira. Nunes teve 29,48% dos votos válidos e Boulos alcançou 29,07%, segundo apuração de mais de 99% dos votos válidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Pablo Marçal (PRTB) chegou perto de ir para o segundo turno, mas ficou na terceira colocação com 28,14% dos votos.

A disputa também deixou para trás Tabata Amaral (PSB), que teve 9,93% dos votos válidos, Datena (PSDB) obteve 1,84%, e Marina Helena (Novo), com 1,38%.

Marcada por violência política, ofensas e até violência física – como o caso da cadeirada ocorrido em um dos debates – o último episódio relevante na disputa pelo comando da capital paulista foi a divulgação nas redes sociais, pelo candidato Pablo Marçal, de um laudo médico falso dizendo que Boulos fazia o consumo de drogas. A perícia da Polícia Civil de SP confirmou que o documento foi falsificado e abriu investigação.

O segundo turno da corrida eleitoral será no dia 27 de outubro, domingo, das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.

Perfil dos candidatos ao 2º turno

Ricardo Nunes, atual prefeito da capital paulista, é empresário e foi diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL). Se elegeu vereador pela primeira vez em 2012. Foi responsável por relatar o orçamento da cidade de São Paulo. Foi vice-prefeito de Bruno Covas, e tornou-se prefeito após a morte do então prefeito. Nunes teve o apoio entusiasmado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e  um apoio discreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O coronel Ricardo Mello Araújo (PL), candidato a vice, foi indicado por Bolsonaro. 

O deputado Guilherme Boulos (Psol) é conhecido por ser uma liderança  do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Ele participou ativamente de protestos contra os gastos para a Copa do Mundo de 2014, de manifestações contra o impeachment de Dilma Rousseff (2016) e de atos populares contra o governo de Michel Temer (MDB). Em 2018, se filiou ao PSOL e disputou a presidência da República. Nas eleições de 2022, se elegeu deputado federal. Neste pleito, Boulos tem como candidata a vice a ex-prefeita da capital paulista Marta Suplicy (PT) e apoio do presidente Lula (PT).

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB