Presidente Lula segurando a lei entre a deputada Camila Jara (direita) e Jandira Feghali (esquerda)

Lei que amplia pena para crimes contra mulheres com uso de IA já está em vigor

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Entrou em vigor nesta quinta-feira (24/04) a Lei Nº 15.123/25, sancionada pelo presidente Lula, que aumenta a pena para crimes de violência psicológica contra a mulher quando cometidos com o uso de inteligência artificial (IA) ou tecnologias que alterem a imagem ou o som da vítima.​ A pena atual para a violência psicológica contra a mulher vinha sendo de seis meses a dois anos de reclusão. Com a nova legislação, a condenação foi em até 50%.

As novas penas valem quando envolver utilização de IA ou qualquer outro recurso tecnológico que altere a imagem da vítima, como, por exemplo, as deepfakes (uso de imagens da pessoa com fala alterada tecnologicamente para aparentar que ela está dando uma falsa declaração).

A legislação também aumenta a pena de dois anos para até seis anos de prisão para casos de divulgação de cenas de estupro ou de sexo sem consentimento.

Dano emocional

O crime de violência psicológica contra a mulher consiste em causar dano emocional que prejudique o desenvolvimento ou tenha como intuito controlar ações, comportamentos, crenças e decisões da vítima. O que costuma acontecer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação da mulher.

A nova legislação altera o Código Penal e aumenta a pena-base, quando comprovado o uso dessas ferramentas digitais no cometimento do crime.

A proposta sancionada é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Foi relatada na Câmara dos Deputados pela deputada Camila Jara (PT-MS) e no Senado Federal pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). 

Autor

Leia mais

Aeroporto JFK, em Nova York

EUA cancelam voos por falta de pessoal devido ao ‘shutdown’ do governo

Há 5 horas
Zohran Mamdani, prefeito eleito de Nova York

Mamdani adota tom firme após vitória e promete taxar os mais ricos

Há 5 horas
Senado aprova PL que define novos critérios para decretação de prisão preventiva

Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil

Há 5 horas

Blogueiro Allan dos Santos é condenado pelo TJSP a indenizar cineasta por danos morais, por vídeo com xingamentos

Há 18 horas

STF adia julgamento sobre lei orçamentária da Paraíba que trata de emendas parlamentares

Há 18 horas
Lula segura nome para STF, mas indica dois generais para vagas no STM

Lula segura nome para STF, mas indica dois generais a vagas de ministros do STM

Há 18 horas
Maximum file size: 500 MB