Presidente Lula segurando a lei entre a deputada Camila Jara (direita) e Jandira Feghali (esquerda)

Lei que amplia pena para crimes contra mulheres com uso de IA já está em vigor

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Entrou em vigor nesta quinta-feira (24/04) a Lei Nº 15.123/25, sancionada pelo presidente Lula, que aumenta a pena para crimes de violência psicológica contra a mulher quando cometidos com o uso de inteligência artificial (IA) ou tecnologias que alterem a imagem ou o som da vítima.​ A pena atual para a violência psicológica contra a mulher vinha sendo de seis meses a dois anos de reclusão. Com a nova legislação, a condenação foi em até 50%.

As novas penas valem quando envolver utilização de IA ou qualquer outro recurso tecnológico que altere a imagem da vítima, como, por exemplo, as deepfakes (uso de imagens da pessoa com fala alterada tecnologicamente para aparentar que ela está dando uma falsa declaração).

A legislação também aumenta a pena de dois anos para até seis anos de prisão para casos de divulgação de cenas de estupro ou de sexo sem consentimento.

Dano emocional

O crime de violência psicológica contra a mulher consiste em causar dano emocional que prejudique o desenvolvimento ou tenha como intuito controlar ações, comportamentos, crenças e decisões da vítima. O que costuma acontecer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação da mulher.

A nova legislação altera o Código Penal e aumenta a pena-base, quando comprovado o uso dessas ferramentas digitais no cometimento do crime.

A proposta sancionada é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Foi relatada na Câmara dos Deputados pela deputada Camila Jara (PT-MS) e no Senado Federal pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). 

Autor

Leia mais

Câmara pede medidas urgentes sobre crise de energia em São Paulo

Há 38 minutos
Ex-procurador do MP, Deltan Dallagnol falando num microfone

Dallagnoll paga R$ 146 mil de indenização a Lula por ter apresentado powerpoint com falsa acusação contra o presidente, em 2016

Há 2 horas

Do golpe à prisão: a trajetória do núcleo 1 no Supremo

Há 2 horas

MPF quer que universidade gaúcha retire homenagem a Geisel, por violações cometidas por ele aos direitos humanos

Há 2 horas

Agora é lei: ampliado o acesso a mamografia pelo SUS a mulheres 40+ na prevenção e tratamento de câncer

Há 2 horas
Ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE

Eleições 2026 serão das mais complexas já vistas no país, alerta presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB