Senado aumenta pena para crimes contra a mulher com uso de IA

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Seguiu nesta quinta-feira (20/03) para sanção presidencial o Projeto de Lei (PL) 370/2024, aprovado esta semana pelo Senado Federal e já votado anteriormente na Câmara. O texto aumenta a pena para crimes de violência psicológica contra mulheres quando cometidos com inteligência artificial e tecnologias similares que alterem suas imagens ou vozes. Na prática, mais conhecida como deepfake, são postados vídeos com falsas conotações com o objetivo de difamar a pessoa.

De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB- RJ) e relatada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), a matéria amplia em 50% a pena prevista para crimes de violência psicológica contra mulheres quando usadas deepfakes. Penalidade que atualmente varia entre seis meses a dois anos de reclusão, seguido do pagamento de multa. 

Durante a votação, várias senadoras destacaram a importância da medida. Eliziane Gama (PSD-MA) ressaltou que 96% das imagens deepfakes são feitas com mulheres e que mais de 24% das brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2024. As parlamentares Leila Barros (PDT-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF) destacaram impactos da IA na difamação de candidatas durante as eleições.

O projeto foi votado junto com o PL 1.238/24, que trata do chamado crime de “estupro virtual”, referente à aplicação das penas do crime de estupro mesmo sem contato físico – incluindo casos cometidos por meio de redes sociais, aplicativos ou outros ambientes digitais. As penas, neste caso, variam de seis a dez anos de prisão, podendo chegar a 30 anos, em episódios agravantes.

Autor

Leia mais

Uma sinfonia, duas naves espaciais e uma grande orquestra

Há 24 minutos
Ministro Herman Benjamin, durante apesentação de balanço do STJ

STJ julgou quase 780 mil recursos em 2025 mas pela primeira vez recebeu, num mesmo ano, mais de 500 mil processos novos

Há 1 hora
sessão plenaria do STF para encerramento do ano judiciario foto de 18 12 25

STF encerra 2025 com menor acervo em 31 anos e foco na colegialidade, na ética da magistratura e no dever de semear paz.

Há 5 horas
Refinaria de Manguinhos, do grupo REFIT, maior sonegador de impostos do País

Megaoperação contra o Grupo Refit mira fraude bilionária com combustíveis

Há 5 horas
Senado Federal. Sessão plenária que votou o PL da Dosimetria

Bancadas do PT, PSB, PCdoB e PSol ajuizam mandado de segurança no STF contra PL da Dosimetria

Há 5 horas
Comissários de bordo separando lanches dentro do avião

Justiça impede Anac de cobrar certidão fiscal para liberar voos

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB