Senador Weverton Rocha (PDT/AM)

Senador Weverton Rocha é alvo de busca em nova fase da Operação Sem Desconto

Há 2 meses
Atualizado quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema criminoso de descontos irregulares aplicados em aposentadorias e pensões do INSS. Um dos alvos da ação é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo no Senado, que teve mandado de busca e apreensão autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações apontam que o esquema teria provocado prejuízos milionários a beneficiários do INSS, com a participação de servidores, intermediários e operadores políticos. Além de Rocha, um assessor parlamentar ligado ao senador também é investigado.

Esquema envolvia descontos indevidos

Segundo a PF, o esquema funcionava por meio de convênios fraudulentos com entidades de classe e associações fictícias que cobravam valores mensais de aposentados e pensionistas. Os descontos eram feitos diretamente na folha de pagamento, sem autorização expressa dos beneficiários.

Ao todo, a operação desta quinta cumpre 52 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva, em seis estados e no Distrito Federal. A ação tem como base elementos coletados em fases anteriores da investigação, que já identificaram o envolvimento de uma rede estruturada para explorar ilegalmente os repasses do INSS.

STF autorizou medidas contra senador

As medidas contra o senador Weverton Rocha foram autorizadas pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, com base em indícios de envolvimento direto ou indireto em intermediações para manter o esquema funcionando dentro do governo.

A assessoria do senador ainda não se pronunciou sobre a investigação. Rocha, que recentemente vinha se destacando como uma das principais lideranças do PDT, é vice-líder do governo Lula e atua em comissões influentes do Senado.

“Careca do INSS” também é alvo da PF

Outro desdobramento da operação ocorreu no Acre, onde a PF prendeu Romeu Carvalho Antunes, filho de um dos investigados mais antigos do esquema, conhecido como o “Careca do INSS”. A família é suspeita de atuar há anos em fraudes contra a Previdência Social.

As investigações continuam sob sigilo, mas fontes da PF indicam que novas fases da operação não estão descartadas. A expectativa é de que mais nomes da política sejam alcançados, caso as evidências de participação em troca de favorecimento sejam confirmadas.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 3 dias
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 3 dias
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 3 dias

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 3 dias
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 3 dias

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB