TRF 1 sofre ataque hacker

TRF 1 sofre ataque hacker. Equipes de TI estão atuando no caso e foi aberta investigação

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) sofreu um ataque hacker. Equipes de Tecnologia da Informação (TI) estão atuando no caso e foi aberta investigação. O episódio provocou instabilidade nos sistemas eletrônicos da Corte. O site do Tribunal passou por problemas para ser acessado desde a última sexta-feira (13/06).

Conforme declarações de magistrados do próprio Tribunal que preferiram falar em reservado, o ataque foi detectado pelo sistema de segurança em Tecnologia da Informação (TI) em tempo hábil para que fossem tomadas as providências necessárias.

Por esse motivo, várias pessoas puderam acessar o site normalmente e ler notícias e informes lá veiculados, sem perceber o que estava acontecendo — apenas, uma navegação mais lenta que o normal.

O Tribunal informou que não foram observados indícios de comprometimento de dados pessoais ou processuais de usuários e que tem adotado todas as medidas cabíveis para normalizar os sistemas, além de reforçar os protocolos de proteção e de ter iniciado “rigorosa apuração dos fatos”.

O motivo da preocupação

Quando se menciona que o site do TRF 1 sofre ataque hacker, a notícia preocupa por se tratar de uma Corte considerada mais relevante do que boa parte dos demais Tribunais. Isto porque o TRF 1 é o maior de todos os TRFs. Sua jurisdição abrange o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Além disso, por estar localizada em Brasília, tem a prerrogativa de poder receber qualquer processo relacionado à Justiça Federal de outros estados brasileiros, o que torna o número de processos em tramitação no Tribunal grandioso. Para se ter ideia, o TRF1 conta com um acervo de cerca de 3,3 milhões de processos. E julgou, em 2024, 1,6 milhão deles.

Ajustes técnicos

O setor de TI do Tribunal explicou que ao longo de ontem, em função do episódio, os sistemas do órgão têm passado por ajustes técnicos, o que também pode afetar a navegação do usuário e ocasionar períodos intermitentes de indisponibilidade ao longo do dia.

Profissionais da área orientaram aos usuários que identificaram falhas momentâneas que aguardem para tentar acessar o portal outra vez, mais tarde. “As equipes seguem atuando de forma ininterrupta para restabelecer a plena normalidade dos serviços com a maior brevidade possível”, ressaltou nota da administração do Tribunal.

Compromisso com transparência

No documento, a administração da Corte enfatizou que “o TRF 1 reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança da informação e a continuidade dos serviços prestados à sociedade, atuando com responsabilidade e agilidade na resolução da ocorrência”.

E recomendou que, para atualizações oficiais sobre a situação, os interessados podem acompanhar tudo pelos canais institucionais do TRF1, disponível no site (http://www.trf1.jus.br) e pelas redes sociais oficiais, assim como pelo canal do PJe pelo Teams.

-Com informações do TRF1

Autor

Leia mais

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

Justiça determina remoção de post em que Nikolas chama PT de “Partido dos Traficantes”

Há 29 minutos
Motoboys entregadores do Ifood

iFood paga quase R$ 1 bilhão após derrota na Justiça por uso indevido de benefício fiscal

Há 34 minutos
painel mostra indicadores do mercado financeiro

Ibovespa rompe os 150 mil pontos e fecha em novo recorde histórico

Há 38 minutos
Corpos de vítimas da PM do Rio de Janeiro são enfileirados a céu aberto por populares

Governo do RJ defende legalidade e proporção no uso da força na Operação Contenção

Há 11 horas
TRF 4 suspende sentença que anulou processo seletivo para transgêneros em universidade

TRF4 suspende decisão que anulava cotas para pessoas trans na FURG

Há 13 horas

Mauro Cid tem tornozeleira eletrônica retirada após audiência no STF nesta segunda-feira (3)

Há 15 horas
Maximum file size: 500 MB