Sociedade tem até esta quarta para Opinar sobre prioridades do Judiciário

Há 3 meses
Atualizado terça-feira, 21 de outubro de 2025

Da Redação

O prazo para participação popular na definição das ações prioritárias do Poder Judiciário termina nesta quarta-feira (22/10). Por meio de consulta pública, qualquer cidadão pode manifestar sua opinião sobre os temas que devem nortear a Estratégia Nacional do Poder Judiciário no período de 2027 a 2035.

A participação é feita por formulário online, no qual os interessados avaliam 13 macro desafios propostos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para cada tema, é possível escolher entre seis opções de relevância: muito importante, importante, razoavelmente importante, pouco importante, sem importância ou não sei opinar. O formulário também permite sugerir outras prioridades não contempladas na lista inicial.

Para acessar o formulário:

https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/consultas-publicas/macrodesafios-do-poder-judiciario-para-2027-2032

Instrumento de planejamento

A Estratégia Nacional funciona como um instrumento de planejamento que orienta todos os órgãos do Judiciário brasileiro, buscando tornar a prestação jurisdicional mais eficiente e alinhada às demandas da população.

“A consulta pública é essencial para ouvirmos os participantes e compreendermos se o que foi pensado e traçado atende aos anseios da sociedade e podermos avaliar possíveis inserções de temas prioritários”, destaca o coordenador do Departamento de Gestão Estratégica e juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Mauricio Cavallazzi Póvoas.

As contribuições coletadas na consulta serão analisadas pelo CNJ e poderão influenciar os rumos da Justiça brasileira para a próxima década, consolidando uma gestão mais participativa e conectada às necessidades da sociedade.

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

Moraes suspende decisão do TST e livra Correios de pagar R$ 1,9 bilhão

Há 12 horas

TJSC suspende lei que proíbe cotas raciais em universidades públicas de Santa Catarina

Há 13 horas

TST nega indenização a família de trabalhador assassinado em obra de construtora

Há 15 horas

Corte Interamericana condena Brasil por condições de detenção de ex-guerrilheiro chileno, mas reconhece legitimidade do RDD brasileiro

Há 15 horas

Dino dá 30 dias para estados e municípios prestarem contas do Perse; Renúncia fiscal chega a R$ 34 milhões para empresa

Há 16 horas

Justiça reconhece trabalho análogo à escravidão por 42 anos em Feira de Santana

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB