STF abre o Ano Judiciário 2026 com presença de Lula e líderes do Congresso

Há 2 minutos
Atualizado segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Da redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (2), a partir das 14h, a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2026. A cerimônia, que marca o início das atividades da Corte Suprema, contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

Além dos chefes dos três Poderes, também participarão da solenidade o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti. A presença das principais autoridades do país reforça a importância institucional do evento, que simboliza a retomada oficial das atividades do Judiciário brasileiro após o recesso.

Cerimônia terá pronunciamento de Fachin

A cerimônia será aberta com a execução do Hino Nacional. Na sequência, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, fará o pronunciamento de abertura do Ano Judiciário, seguido das manifestações das demais autoridades presentes. A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube, permitindo que a população acompanhe o evento em tempo real.

Para garantir ampla cobertura, a Corte organizou uma estrutura especial para profissionais de imprensa. Jornalistas com credencial permanente do STF (setoristas) serão acomodados no Plenário, de acordo com a lotação do espaço. Fotógrafos credenciados terão acesso ao Plenário nos primeiros 10 minutos da sessão para registro de imagens.

Os demais profissionais credenciados pela Secretaria de Comunicação Social (SCO) terão acesso à marquise do prédio, com estrutura completa para cobertura jornalística, incluindo wi-fi, mesas, cadeiras, tendas externas, água e café.

Julgamentos retornam na quarta-feira

As sessões de julgamento no Plenário do STF serão retomadas a partir de quarta-feira (4), com reuniões programadas para quartas e quintas-feiras. Na primeira sessão de julgamentos de 2026, estão pautados processos de grande relevância jurídica e social.

Entre os casos em pauta está o Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1524619, com repercussão geral reconhecida, que discute a possibilidade de condenação do Ministério Público ao pagamento de custas, despesas processuais e honorários advocatícios, considerando o papel constitucional da instituição na defesa do patrimônio público.

Polêmicas sobre redes sociais de magistrados

Também constam da pauta as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6310 e 6293, que questionam resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que impõem limites ao uso de redes sociais por magistrados. O julgamento deve trazer definições importantes sobre os limites da atuação de juízes nas plataformas digitais, tema que tem gerado debates no meio jurídico.

Com informações do STF.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 3 dias
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 3 dias
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 3 dias

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 3 dias
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 3 dias

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB