STF autoriza correção de débito fazendário após fim de ação

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Plenário do Supremo Tribunal Federal reafirmou que o trânsito em julgado – quando não cabe mais recurso – em condenações contra a Fazenda Pública não impede a atualização de juros ou de correção monetária por outro índice que seja posteriormente definido em lei ou por decisões do STF.

O Tribunal já tinha entendimento sobre a matéria, mas agora ela foi julgada com a repercussão geral (Tema 1361). Com isso, a tese fixada deve ser aplicada a todos os casos semelhantes em tramitação na Justiça.

A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1505031, apresentado pelo Estado de Santa Catarina contra decisão do Tribunal de Justiça local que determinou a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial para a atualização de débito da Fazenda Pública, apesar de a decisão original ter fixado índice diverso (Taxa Referencial).

No STF, o estado argumentava que, encerrada a possibilidade de recurso, o índice de atualização do débito definido na condenação não poderia ter sido modificado.

Em seu voto, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que se aplica ao caso o entendimento do STF no Tema 1170 da repercussão geral, que estabeleceu que o fato de a sentença definitiva ter fixado determinado percentual de juros moratórios não impede a incidência de outro índice diverso definido em lei ou pelo STF. 

Foi firmada foi a seguinte de repercussão geral:

“O trânsito em julgado de decisão de mérito com previsão de índice específico de juros ou de correção monetária não impede a incidência de legislação ou entendimento jurisprudencial do STF supervenientes, nos termos do Tema 1.170/RG”.

 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 2 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 4 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 4 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 4 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 5 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB