STF discute norma do CNJ que define jornada de trabalho e critérios para cargos em comissão

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Entre os destaques do plenário virtual do Supremo Tribunal Federal desta semana estão as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4355, 4312 e 4586, que discutem a validade da resolução 88 do Conselho Nacional de Justiça, que disciplinou a jornada de trabalho e limites para preenchimento de cargos em comissão no âmbito do poder Judiciário.  As ações foram propostas pela Associação dos Magistrados Brasileiros, pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais e pela Assembleia Legislativa do estado de Pernambuco. 

Fundo para aperfeiçoamento de Procuradoria de MT

Também está na pauta a ADI 6198, em que a PGR questiona trechos de lei mato-grossense que instituíram o Fundo de Aperfeiçoamento dos Serviços Jurídicos da Procuradoria-Geral estadual, abastecido com recursos de honorários. A norma prevê que as verbas sejam destinadas ao aperfeiçoamento funcional e incentivos aos procuradores estaduais, e estabelece regras para as transferências de verbas. 

Limite para efetivo policial feminino

Os ministros analisam, ainda, trechos de leis que limitam o efetivo de policiais militares do sexo feminino. A ADI 7485 questiona lei da Paraíba que restringe a quantidade de agentes mulheres a até 5% do efetivo total. Já a ADI 7556 contesta lei de Rondônia que fixa o limite em até 10%, no caso de oficiais, e de até 12% para as praças.

Vinculação entre salários

Em discussão na ADI 7746 está a validade de dispositivos de lei goiana que estabelece a vinculação entre o salário de empregados públicos da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA) e o vencimento de titulares de cargo efetivo com funções equivalentes. 

O julgamento das ações no plenário virtual termina no dia 11/03.

 

Autor

Leia mais

Fachin cancela pauta de julgamentos em meio a crise envolvendo Dias Toffoli

Há 54 minutos

Moraes abre prazo para alegações finais de Ramagem em processo sobre atos de 8 de janeiro

Há 1 hora
Ministra Nancy Andrighi, do STJ, durante sessão

Defensoria Pública não pode ser obrigada a antecipar honorários periciais sem previsão orçamentária, decide STJ

Há 2 horas
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

STF julga ação que questiona secretaria de conciliação do TCU e ICMS sobre energia

Há 2 horas
Ministra Maria Thereza de Assis Moura, do STJ, durante sessão

Fim do teto de 20 salários mínimos para cálculo de contribuições ao Sistema S também vale para outras entidades, diz STJ

Há 3 horas

Projeto quer expulsar advogado da OAB por vínculo com crime organizado

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB