Supremo veda lei do Ceará que simplifica licença ambiental

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal manteve decisão liminar do ministro Flávio Dino que suspendeu legislação do Ceará sobre licenciamento ambiental. A lei estadual 18.436/2023 permite a concessão de licenciamento simplificado em atividades e empreendimentos com baixo potencial poluidor que utilizem agrotóxicos. O julgamento ocorreu no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7611, proposta pelo PSOL.

A legislação estabelece novos procedimentos ambientais simplificados por autodeclaração para essas atividades. Ao modificar lei anterior, retirou a obrigação, por exemplo, da entrega do Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental (Rama).

Em seu voto, o ministro relator Flávio Dino frisou que a possibilidade de licenciamento simplificado para atividades como cultivo de flores, plantas ornamentais, projetos agrícolas de sequeiro e irrigação deve levar em conta o risco de danos à saúde e o respeito à função socioambiental da propriedade.

Dino destacou que a Constituição Federal não permite a dispensa do licenciamento ambiental para atividades que possam poluir ou degradar o meio ambiente. 

O entendimento de Dino foi acompanhado pela ministra Cármen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Gilmar Mendes divergiu parcialmente e foi seguido pelos ministros André Mendonça, Dias Toffoli e Nunes Marques.

Autor

Leia mais

STM julgou, de 2018 a 2025, 94 processos de perda de patente

Assim como julgará Bolsonaro e militares condenados na AP 2668, STM julgou, de 2018 a 2025, 94 processos de perda de patente

Há 26 minutos
STM realiza, nesta quinta-feira (27), I Fórum de Mulheres Juristas

STM realiza nesta quinta-feira (27) I Fórum de Mulheres Juristas, para debater participação das mulheres no Sistema de Justiça

Há 29 minutos
Presídios brasileiros tem 150% de superlotação, aponta CNJ

Presídios brasileiros possuem hoje 150% de superlotação, aponta CNJ em nova edição da plataforma Geopresídios

Há 2 horas

Voltou sozinho para tirar ‘resto da água’: trabalhador morre esmagado por elevador e pais conseguem dobrar indenização na Justiça

Há 3 horas

Negado recálculo de salário combinado por executivo que trabalhou nos EUA

Há 3 horas

Justiça discute uso responsável da Inteligência Artificial nos tribunais

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB