Supremo veda lei do Ceará que simplifica licença ambiental

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal manteve decisão liminar do ministro Flávio Dino que suspendeu legislação do Ceará sobre licenciamento ambiental. A lei estadual 18.436/2023 permite a concessão de licenciamento simplificado em atividades e empreendimentos com baixo potencial poluidor que utilizem agrotóxicos. O julgamento ocorreu no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7611, proposta pelo PSOL.

A legislação estabelece novos procedimentos ambientais simplificados por autodeclaração para essas atividades. Ao modificar lei anterior, retirou a obrigação, por exemplo, da entrega do Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental (Rama).

Em seu voto, o ministro relator Flávio Dino frisou que a possibilidade de licenciamento simplificado para atividades como cultivo de flores, plantas ornamentais, projetos agrícolas de sequeiro e irrigação deve levar em conta o risco de danos à saúde e o respeito à função socioambiental da propriedade.

Dino destacou que a Constituição Federal não permite a dispensa do licenciamento ambiental para atividades que possam poluir ou degradar o meio ambiente. 

O entendimento de Dino foi acompanhado pela ministra Cármen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Gilmar Mendes divergiu parcialmente e foi seguido pelos ministros André Mendonça, Dias Toffoli e Nunes Marques.

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 3 dias

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 3 dias
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 3 dias

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 3 dias
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 3 dias
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB