PRÉDIO DO INSS

STF requisita informações sofre fraudes ao INSS

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Com informações da Agência do STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou nesta sexta-feira (13) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) enviem informações sobre suspeitas de fraudes, omissões e práticas abusivas na aplicação de descontos em benefícios previdenciários. A medida foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1224, da qual Mendonça é relator. 

Na ação, o Instituto Nacional de Direito das Pessoas com Deficiência Oceano Azul aponta práticas abusivas no INSS relacionadas a fraudes massivas por meio de descontos indevidos. Sustenta ainda que o órgão vem agindo com morosidade excessiva e que há falhas graves na prestação de informações aos segurados.

Requisições

O relator listou 19 demandas que devem ser atendidas pelo INSS. Entre elas, o instituto deve apresentar o número de pedidos de cancelamento de descontos protocolados a partir de 24/4/2025 e responder se há um canal de atendimento específico para receber esses pedidos.

À CGU e ao TCU, o ministro solicitou cópias dos processos já abertos ou em andamento que investiguem fraudes em descontos feitos nos benefícios do INSS e a demora no atendimento de pedidos de aposentadorias e auxílios. Também quer saber que alertas foram enviados pelo órgão ao INSS sobre essas irregularidades.

Já à PF, Mendonça determinou que encaminhe informações sobre inquéritos em curso relacionados ao tema, incluindo quais entidades, entre sindicatos, instituições financeiras e associações, estão sendo investigadas.

Leia a íntegra do despacho.

(Gustavo Aguiar/CR//CF)

Autor

Leia mais

Homologação de sentença estrangeira pode ser pedida por pessoa que não seja parte na ação, caso comprove interesse jurídico

Há 37 minutos
Pessoa portadora de deficiência entrando em carro adaptado

TJSP restabelece transporte público gratuito para tratamento médico a idosa com limitações de locomoção

Há 49 minutos
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

TST garante estabilidade a gestante mesmo com contrato nulo

Há 60 minutos

Terreno do Planetário do Rio pode ir a leilão por dívidas da Cehab

Há 1 hora

Homologado acordo que garante pagamento de diferenças salariais a 1.430 servidores públicos federais

Há 1 hora

STJ define que declaração mensal inicia prazo de prescrição no Simples Nacional

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB