Supremo restringe acúmulo de aposentadoria por invalidez com outro benefício

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal decidiu que o recebimento da aposentadoria por invalidez acumulado com o benefício de auxílio suplementar por acidente de trabalho, previsto no artigo 9º da Lei 6.367/1976, só é possível se as condições para a concessão foram implementadas na vigência da  Lei nº 8.213/91 e antes de 11/11/97, quando entrou em vigor a MP nº 1.596-14/97 (convertida na Lei nº 9.528/97). O julgamento ocorreu no plenário virtual. O tema foi discutido no RE 687813, com repercussão geral.  O entendimento deve ser aplicado pelas outras instâncias da Justiça.  

Por unanimidade, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Dias Toffoli, que, ao dar provimento à ação, ressaltou que a concessão do benefício deve observar o que determina a legislação vigente. O ministro destacou que a edição da MP 1.596-14/97, posteriormente convertida na lei 9.528/97, vedou expressamente a acumulação da aposentadoria com o auxílio-suplementar.

 “A partir desse marco, tornou-se impossível cumular qualquer aposentadoria com auxílio-acidente, que incorporou o auxílio-suplementar”, afirmou Toffoli. 

No caso específico, o segurado passou a receber aposentadoria por invalidez em 2005. O ministro ressaltou que ele não teria direito aos dois benefícios ao mesmo tempo, porque a lei que proíbe o acúmulo já estava valendo. 

“Ou seja, o segurado implementou as condições para sua aposentadoria já na vigência da norma que passou a proibir a cumulação desse benefício com o benefício acidentário”.

Entenda o caso

No recurso julgado pelo Supremo, o Instituto Nacional do Seguro Social questionava acórdão da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Rio Grande do Sul, que permitiu ao segurado receber os dois benefícios: a aposentadoria por invalidez e o auxílio-suplementar. Entre outros pontos, o INSS alegou que a cumulação é inválida e que a decisão contraria a Constituição Federal.

 

Autor

Leia mais

A foto mostra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ele é um homem branco com cabelos castanhos escuros.

Tarcísio desiste de disputar Presidência e declara apoio a Flávio Bolsonaro

Há 5 horas
Deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP)

Relator mantém texto do Senado sobre devedor contumaz para garantir aprovação ainda em 2025

Há 5 horas
Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, preso pela PF

Alerj revoga prisão de Rodrigo Bacellar, mas STF ainda pode impor medidas cautelares

Há 5 horas

Recorde de processos por feminicídio acende alerta no Judiciário brasileiro

Há 16 horas
Presidente do STJ critica mudanças constantes de assessores nos gabinetes da Corte

“Nomadismo de assessores pode estar associado ao crime organizado”, dispara Presidente do STJ

Há 17 horas

STJ determina cancelamento de registro de indiciamento quando provas são anuladas

Há 17 horas
Maximum file size: 500 MB