STF analisa ação que trata do acesso de advogados aos autos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Os ministros do Supremo Tribunal Federal começam a julgar, nesta sexta-feira (13.12), no plenário virtual, a Arguição de Preceito Fundamental (ADPF1195) que discute princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal relacionados a decisões que teriam negado ou concedido parcialmente o direito dos advogados de obter acesso aos autos que tramitam no STF.

Na ação, o partido Novo menciona uma série de inquéritos como os das fake news ( INQ 4.781), das milícias digitais (INQ 4.874) e dos atos antidemocráticos (INQ 4.879), todos sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e pede que o Supremo reconheça que, nos inquéritos em questão, houve a violação de preceito fundamental quanto aos dispositivos legais que garantem ao advogado o direito de obter acesso aos autos de procedimentos investigativos. 

O partido argumenta que o fato dos referidos inquéritos tramitarem em segredo de Justiça dificulta a demonstração e comprovação dos atos apurados.  

Como exemplo, o Novo cita o caso do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), que, segundo o partido, demorou 204 dias para conseguir obter acesso ao Inquérito em que foi determinado o bloqueio de conteúdos publicados em suas redes sociais. 

A relatora da ação é a ministra Cármen Lúcia. O julgamento começa às 11h desta sexta-feira e vai até o dia 03/02/2025. O período para os ministros apresentarem os votos é maior devido ao recesso do Judiciário. Os prazos processuais estarão suspensos de 20 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. 

 

 
 

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 20 horas

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 21 horas

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 21 horas
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 21 horas

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 23 horas

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 23 horas
Maximum file size: 500 MB