STF analisa ação que trata do acesso de advogados aos autos

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Os ministros do Supremo Tribunal Federal começam a julgar, nesta sexta-feira (13.12), no plenário virtual, a Arguição de Preceito Fundamental (ADPF1195) que discute princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal relacionados a decisões que teriam negado ou concedido parcialmente o direito dos advogados de obter acesso aos autos que tramitam no STF.

Na ação, o partido Novo menciona uma série de inquéritos como os das fake news ( INQ 4.781), das milícias digitais (INQ 4.874) e dos atos antidemocráticos (INQ 4.879), todos sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e pede que o Supremo reconheça que, nos inquéritos em questão, houve a violação de preceito fundamental quanto aos dispositivos legais que garantem ao advogado o direito de obter acesso aos autos de procedimentos investigativos. 

O partido argumenta que o fato dos referidos inquéritos tramitarem em segredo de Justiça dificulta a demonstração e comprovação dos atos apurados.  

Como exemplo, o Novo cita o caso do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), que, segundo o partido, demorou 204 dias para conseguir obter acesso ao Inquérito em que foi determinado o bloqueio de conteúdos publicados em suas redes sociais. 

A relatora da ação é a ministra Cármen Lúcia. O julgamento começa às 11h desta sexta-feira e vai até o dia 03/02/2025. O período para os ministros apresentarem os votos é maior devido ao recesso do Judiciário. Os prazos processuais estarão suspensos de 20 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. 

 

 
 

Autor

Leia mais

Laboratório terá de indenizar filha de ex-trabalhador que nasceu com problemas por exposição do pai a substâncias tóxicas

Há 23 horas

Moraes condena 5 coronéis da PMDF por “atuação omissiva, dolosa e estruturada” nos atos de 8 de janeiro de 2023

Há 23 horas
O compositor Alban Berg (1885-1935)

A loucura ainda sangra: OSESP ousa com Wozzeck, a ópera que chocou o mundo em 1925 – por Jeffis Carvalho

Há 24 horas
Artigo de Celso de Mello

O “Dies Irae” de quem traiu a constituição e conspurcou a República

Há 24 horas
A foto mostra o general Augusto Heleno, ex- ministro do GSI em depoimento à CPMI dos atos golpistas.

PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para general Augusto Heleno por questões de saúde

Há 1 dia
Clínica não é responsável por gravidez de paciente, decide TJSP

TJSP nega indenização a mulher que engravidou durante internação em clínica de reabilitação

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB