STF analisa ação que trata do acesso de advogados aos autos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Os ministros do Supremo Tribunal Federal começam a julgar, nesta sexta-feira (13.12), no plenário virtual, a Arguição de Preceito Fundamental (ADPF1195) que discute princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal relacionados a decisões que teriam negado ou concedido parcialmente o direito dos advogados de obter acesso aos autos que tramitam no STF.

Na ação, o partido Novo menciona uma série de inquéritos como os das fake news ( INQ 4.781), das milícias digitais (INQ 4.874) e dos atos antidemocráticos (INQ 4.879), todos sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e pede que o Supremo reconheça que, nos inquéritos em questão, houve a violação de preceito fundamental quanto aos dispositivos legais que garantem ao advogado o direito de obter acesso aos autos de procedimentos investigativos. 

O partido argumenta que o fato dos referidos inquéritos tramitarem em segredo de Justiça dificulta a demonstração e comprovação dos atos apurados.  

Como exemplo, o Novo cita o caso do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), que, segundo o partido, demorou 204 dias para conseguir obter acesso ao Inquérito em que foi determinado o bloqueio de conteúdos publicados em suas redes sociais. 

A relatora da ação é a ministra Cármen Lúcia. O julgamento começa às 11h desta sexta-feira e vai até o dia 03/02/2025. O período para os ministros apresentarem os votos é maior devido ao recesso do Judiciário. Os prazos processuais estarão suspensos de 20 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. 

 

 
 

Autor

Leia mais

Groelândia

Alemanha envia tropas à Groenlândia em apoio à Dinamarca

Há 2 horas
Capitólio, sede do congresso americano

Republicanos tentam barrar resolução que limita poder de Trump na Venezuela

Há 2 horas
caças irã

Irã fecha espaço aéreo diante de possível ataque dos EUA

Há 2 horas
Procuradoria Geral da República

Toffoli isola PF e autoriza MP a periciar provas

Há 2 horas
Ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ

STJ  determina nulidade absoluta de condenação, por ausência de interrogatório do acusado

Há 12 horas
Groelândia

Trump faz nova postagem em rede social destacando sua intenção de anexar Groenlândia aos EUA

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB