STJ mantém juíza e desembargadora do TJBA afastadas do cargo

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Superior Tribunal de Justiça manteve, nesta quinta-feira (13/02), o afastamento cautelar das funções de uma desembargadora e uma juíza que atuavam no Tribunal de Justiça da Bahia. Ambas são rés na Ação Penal (APN) 940 e já estavam impedidas de desempenhar suas atividades desde abril do ano passado, por determinação do STJ. A decisão seguiu parecer do Ministério Público Federal.

A suspensão, determinada pela Justiça, é resultado das investigações da Operação Faroeste, que revelou o funcionamento de uma suposta organização criminosa – integrada por membros da cúpula do Judiciário baiano – que atuava na venda de decisões judiciais e outros crimes. A desembargadora também responde a outra ação penal (APN 985) apresentada pelo MPF ao STJ em abril do ano passado.

Ao justificar a necessidade do afastamento, o relator do processo, ministro Og Fernandes, explicou que os fatos supostamente criminosos ainda não foram julgados e que o processo tem seguido seu curso normal, estando atualmente na fase de elaboração de estudos periciais determinados a pedido das próprias defesas.

“Não é recomendável permitir que as rés assumam suas atividades nesse momento, pois o retorno pode gerar instabilidade e desassossego na composição de decisões e na jurisprudência do Tribunal de Justiça da Bahia”, afirmou o ministro Og Fernandes.

A ação penal envolve 15 réus, entre desembargadores, juízes, servidores públicos, advogados e empresários.

Autor

Leia mais

Curso online do TJ-RS sobre novas regras de precatórios está disponível gratuitamente

Há 9 minutos

TRF2 tem seleção para estagiários de direito com bolsa de R$ 1.200

Há 27 minutos

Justiça determina reintegração de posse de casa de veraneio a herdeiros em Bertioga

Há 32 minutos

Sonegação de R$ 4 milhões rende condenação a empresário gaúcho

Há 46 minutos

Justiça mantém prisão de condenado por participar de “tribunal do crime”

Há 58 minutos

Justiça condena homem por apologia ao nazismo em rede social no RS

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB