STJ reconhece incidência de agravante por violência doméstica em contravenções penais

STJ reconhece incidência de agravante por violência doméstica contra a mulher em contravenções penais

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou tese, nesta quinta-feira (07/07), reconhecendo a incidência da agravante do artigo 61 do Código Penal (CP) às contravenções penais praticadas no contexto de violência doméstica contra a mulher.

Por unanimidade, os ministros que integram a 3ª Seção da Corte, entretanto, ressalvaram as hipóteses em que a própria Lei das Contravenções Penais (LCP) prevê tratamento específico, como é o caso da lei 14.994/24 — que estabeleceu causa própria de aumento de pena de até o triplo para as vias de fato cometidas em razão de gênero.

Três fundamentos

O relator, desembargador convocado Otávio de Almeida Toledo, considerou que é possível aplicar a agravante, com base em três fundamentos principais. O primeiro, o fato de o artigo 12 do CP e o artigo 1º da LCP autorizarem a aplicação das normas gerais do Código Penal às contravenções, salvo disposição legal em contrário.

O segundo, jurisprudência do próprio STJ que admite a aplicação de agravantes a contravenções, especialmente em casos de violência doméstica. E o terceiro, a obrigação de fazer frente à violência contra a mulher.

Dever de Estado

De acordo com o magistrado, “o Estado brasileiro tem o dever, inclusive internacional, de proteger as mulheres contra a violência de gênero, conforme a Convenção de Belém do Pará e decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos”.

O caso tomou como base o julgamento de quatro Recursos Especiais (REsps): os de Nº 2.184.869; Nº 2.185.716; Nº 2.185.960 e Nº 2.186.684.

Tese

Sendo assim, foi fixada a seguinte tese:

“1 – A agravante prevista no art. 61, inciso II, alínea f, do CP é aplicável às contravenções penais praticadas no contexto de violência doméstica contra a mulher, salvo se houver previsão diversa na Lei das Contravenções Penais, conforme seus arts. 1º e 12 do CP.

2 – Não é possível tal aplicação à contravenção penal de vias de fato prevista no art. 21 da LCP, nas hipóteses de incidência de seu § 2º, incluído pela lei 14.994/24, por força dos princípios da especialidade e da proibição de bis in idem”.

— Com informações do STJ

Autor

Leia mais

Em 2025, Câmara dos Deputados cassou os mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem por faltas e condenação

Há 8 horas
Moraes esclarece que decisão do IOF não é retroativa

Moraes determina retomada da ação penal contra Ramagem após perda de mandato

Há 9 horas
A foto mostra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro. Ele é um homem branco, calvo com olhos claros.

Em 2025, Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coação no curso de processo

Há 10 horas

Augusto Heleno obtém prisão domiciliar humanitária por demência

Há 11 horas

Alexandre Ramagem: da fuga para Miami às sanções do STF e demissão da PF

Há 14 horas
A foto mostra a fachada da sede da OAB em Brasília.

OAB questiona constitucionalidade de dispositivos da reforma tributária para empresas do Simples Nacional

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB