STJ valida decisão do TRF1 que suspendeu processos para reverter privatização da Vale

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025


A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que rejeitou pedidos para reverter a privatização da Companhia Vale do Rio Doce (atualmente, Vale S.A.), ocorrida em 1997. A decisão do tribunal federal vale para todas as ações populares sobre o mesmo tema no país.

O colegiado considerou que as ações populares tinham o mesmo objeto – reverter a privatização da companhia – e a decisão do TRF1 valeria para as demais ações com o mesmo objeto. O ministro Mauro Campbell Marques é o relator da ação, julgada no dia 28 de agosto deste ano.

O TRF1 entendeu que a privatização da companhia já havia produzido efeitos que não poderiam ser alterados pelo Judiciário. Segundo o tribunal, seria “desastroso” reverter a situação da empresa em detrimento de todas as mudanças produzidas a partir da desestatização.

Após o julgamento do TRF1, seguiram tramitando no país várias ações populares que, entre outros pontos, alegavam lesão ao erário decorrente da subavaliação da Vale e a violação da Lei 4.717/1965. Inicialmente, mais de 40% da Vale foi vendida por R$ 3,3 bilhões e ágio de 20% para o consórcio Brasil, liderado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em 1997.

 
 

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 1 dia

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 1 dia
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 1 dia

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 2 dias
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 2 dias
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB