TCU autoriza leilão de ponte Brasil-Argentina sobre o Rio Uruguai

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Advocacia-Geral da União pediu ao Tribunal de Contas da União que continuasse com o leilão da ponte rodoviária binacional sobre o Rio Uruguai que liga as cidades de São Borja (RS), no Brasil, e Santo Tomé, na Argentina.

Por maioria, o plenário do TCU atendeu o pedido da AGU e revogou a medida cautelar concedida pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, que havia interrompido a licitação. O julgamento foi realizado na última quarta-feira (22/01).

Ao suspender o processo licitatório da concessão, o relator havia apontado em sua primeira decisão o descumprimento da lei brasileira de licitações e contratos administrativos, levantando questões a respeito dos requisitos de qualificação técnica das licitantes e dos dados de tráfego utilizados para a modelagem do projeto.

No pedido de revogação, a AGU sustentou perante o tribunal que as decisões referentes à licitação e ao contrato da ponte Brasil-Argentina são tomadas pela Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab), pessoa jurídica de direito público internacional que não está sujeita à legislação brasileira.

Apontou ainda a sensibilidade da suspensão do leilão em um cenário de negociações bilaterais, em que toda decisão depende de consenso entre Brasil e Argentina, de modo que a decisão cautelar do ministro do TCU, se mantida, poderia acarretar um problema diplomático com o país vizinho.

Na sessão da quarta-feira, o relator, ministro Walton Alencar Rodrigues, propôs a manutenção da cautelar que havia suspendido a licitação. O ministro Benjamin Zymler abriu divergência e reconheceu que o Tribunal de Contas da União não tem jurisdição sobre a Comab e propôs a alteração da cautelar em recomendação. Ele foi seguido pelos ministros Augusto Nardes, Jorge Oliveira e Weder de Oliveira e pelo presidente Vital do Rêgo. 

Com o resultado do julgamento, a delegação brasileira na Comab buscará atender às recomendações do TCU mediante negociação com a representação argentina.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 9 horas
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 11 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 11 horas

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 12 horas
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 12 horas

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB