TCU autoriza leilão de ponte Brasil-Argentina sobre o Rio Uruguai

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Advocacia-Geral da União pediu ao Tribunal de Contas da União que continuasse com o leilão da ponte rodoviária binacional sobre o Rio Uruguai que liga as cidades de São Borja (RS), no Brasil, e Santo Tomé, na Argentina.

Por maioria, o plenário do TCU atendeu o pedido da AGU e revogou a medida cautelar concedida pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, que havia interrompido a licitação. O julgamento foi realizado na última quarta-feira (22/01).

Ao suspender o processo licitatório da concessão, o relator havia apontado em sua primeira decisão o descumprimento da lei brasileira de licitações e contratos administrativos, levantando questões a respeito dos requisitos de qualificação técnica das licitantes e dos dados de tráfego utilizados para a modelagem do projeto.

No pedido de revogação, a AGU sustentou perante o tribunal que as decisões referentes à licitação e ao contrato da ponte Brasil-Argentina são tomadas pela Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab), pessoa jurídica de direito público internacional que não está sujeita à legislação brasileira.

Apontou ainda a sensibilidade da suspensão do leilão em um cenário de negociações bilaterais, em que toda decisão depende de consenso entre Brasil e Argentina, de modo que a decisão cautelar do ministro do TCU, se mantida, poderia acarretar um problema diplomático com o país vizinho.

Na sessão da quarta-feira, o relator, ministro Walton Alencar Rodrigues, propôs a manutenção da cautelar que havia suspendido a licitação. O ministro Benjamin Zymler abriu divergência e reconheceu que o Tribunal de Contas da União não tem jurisdição sobre a Comab e propôs a alteração da cautelar em recomendação. Ele foi seguido pelos ministros Augusto Nardes, Jorge Oliveira e Weder de Oliveira e pelo presidente Vital do Rêgo. 

Com o resultado do julgamento, a delegação brasileira na Comab buscará atender às recomendações do TCU mediante negociação com a representação argentina.

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 17 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 20 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 20 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 21 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 21 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB