Técnico lesionado terá pensão,  mas não volta ao cargo

Há 2 meses
Atualizado quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Da Redação

Um técnico de manutenção da Elevadores Atlas Schindler que desenvolveu lesões nos ombros devido ao trabalho receberá pensão vitalícia, mas não poderá retornar ao emprego. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O trabalhador foi contratado em 1999 para fazer manutenção em elevadores e escadas rolantes. Por causa dos movimentos repetitivos, ele desenvolveu problemas nos ombros que exigiram duas cirurgias. O caso foi reconhecido como acidente de trabalho em 2012.

Após ficar afastado pelo INSS até outubro de 2013, o técnico foi reabilitado para trabalhar em atividades administrativas. Em fevereiro de 2017, a empresa o demitiu sem justa causa.

Pedido de volta ao trabalho foi negado

Na Justiça, o funcionário pediu para voltar ao emprego alegando ter direito à estabilidade por acidente de trabalho. Também solicitou pensão vitalícia pela incapacidade de exercer sua função original.

O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) havia negado os dois pedidos. Sobre a reintegração, entendeu que o prazo de 12 meses de estabilidade já havia terminado. Quanto à pensão, considerou que o trabalhador poderia exercer outras funções.

TST manda pagar pensão

O ministro Alexandre Ramos, relator do caso no TST, manteve a decisão sobre a reintegração, confirmando que o prazo de estabilidade havia expirado.

No entanto, determinou o pagamento da pensão vitalícia. Segundo o ministro, ficou comprovado que o trabalho causou incapacidade parcial e permanente para a atividade original do funcionário.

A pensão foi fixada em 50% do último salário como técnico de manutenção preventiva. A decisão foi unânime. A empresa opôs embargos de declaração ainda pendentes de julgamento.

Autores

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB