O vice-presidente Geraldo Alckmin

ALckmin: Brasil pediu suspensão imediata de 40% das sobretaxas aos EUA

Há 4 semanas
Atualizado segunda-feira, 13 de outubro de 2025

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) confirmou neste domingo (12), em Aparecida (SP), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a Donald Trump, em telefonema recente, que a sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros seja suspensa já durante as negociações bilaterais entre os dois países.

Pedido de suspensão imediata

Segundo Alckmin, Lula fez o pedido diretamente ao presidente norte-americano, argumentando que a retirada temporária da sobretaxa facilitaria o avanço do diálogo comercial.
“O pedido do presidente Lula para o presidente Trump foi que, enquanto negocia, suspende os 40%. Esse foi o pleito”, afirmou o vice-presidente a jornalistas após cerimônia em Aparecida.

A reunião entre Lula e Trump ocorreu no último dia 6 de outubro. O líder norte-americano designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às conversas com representantes brasileiros, entre eles Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Marco Rubio e o diálogo diplomático

Indagado sobre uma possível resistência de Marco Rubio às demandas do Brasil, Alckmin minimizou a hipótese.
“Não acredito. A orientação do presidente Trump foi muito clara. Nós queremos fazer um diálogo e entendimento. E o Brasil sempre defendeu isso”, disse o vice-presidente.

A avaliação do governo brasileiro é de que Rubio não deve criar barreiras políticas à retomada das relações econômicas. O foco das conversas, segundo fontes do Itamaraty, será a revisão do tarifaço e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras, como a Lei Magnitsky e a revogação de vistos.

Encontro diplomático em Washington

Na próxima sexta-feira (17), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tem reunião marcada com Marco Rubio, em Washington. O encontro deverá tratar das sobretaxas impostas e de possíveis compromissos de cooperação comercial.

Paralelamente, Lula e Trump devem se encontrar pessoalmente em breve. O presidente brasileiro sugeriu a realização da reunião à margem da Cúpula da Asean, na Malásia, mas também manifestou disposição de viajar aos Estados Unidos, caso seja necessário.

Impactos do tarifaço na economia brasileira

Atualmente, 42% das exportações brasileiras para os Estados Unidos não estão incluídas no tarifaço. No entanto, o governo calcula que cerca de 34% dos produtos fabricados no país são diretamente afetados pela sobretaxa de 40%, o que tem gerado preocupação em setores industriais e exportadores.

O Planalto avalia que a retirada parcial ou total da sobretaxa pode representar uma recuperação significativa nas exportações brasileiras de manufaturados, aço e produtos agrícolas — segmentos fortemente atingidos pela medida.

Autor

Leia mais

TSE abre trabalhos com posse de ministros e recado da presidente

Com voto de Cármen Lúcia, STF rejeita por unanimidade recurso de Bolsonaro

Há 8 horas

Moraes e Zanin votam para tornar réu ex-assessor acusado de vazar informações sigilosas do STF e TSE

Há 9 horas
PL que endurece crime de estupro de vulnerável vai a votação no plenário do Senado

CCJ do Senado aprova projeto que torna crime toda relação sexual com menores de 14 anos

Há 10 horas
Aeroporto de Montes Claros, MG

Jeffis Carvalho: Empreender é quase uma arte. No interior do Brasil.

Há 10 horas

STF tem maioria para manter condenação de Bolsonaro

Há 10 horas
Apreensão de madeira.

AGU assegura R$ 25,5 milhões em indenização por desmatamento em unidades de conservação no Pará

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB