TRF1 nega igualdade salarial de agentes da Polícia Civil com cargos de nível superior

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou o enquadramento de um agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na tabela de vencimentos de cargo de nível superior adotada para as carreiras de perito criminal, delegado da polícia civil e médicos legistas. Com a decisão, os magistrados apenas mantiveram decisão da primeira instância que já tinha sido neste sentido.

Nos autos, o apelante sustentou ao TRF 1 que em função da Lei nº 9.264/96 — que dispõe sobre o desmembramento e a reorganização da carreira policial civil do Distrito Federal — a profissão foi reorganizada, tendo transformado todos os cargos da carreira policial em cargos de nível superior. 

Por isso, defendeu que os agentes de polícia deveriam deixar o quadro de nível médio por possuírem formação superior e serem incorporados à tabela de vencimentos de cargos do nível superior.

  

Carreiras distintas

 

Mas para o relator do caso no TRF1, o desembargador federal João Luiz de Sousa, apenas o nível superior de escolaridade como requisito para o cargo não justifica a equiparação entre carreiras distintas, uma vez que essas carreiras possuem responsabilidades e atribuições diferentes. 

O magistrado também ressaltou que a Constituição Federal estabelece que “nenhum servidor público pode ser promovido ou transferido para outro cargo sem concurso público”. Acrescentou que o acesso às carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal deve ocorrer exclusivamente por meio de concurso público. 

O desembargador lembrou entendimento do Supremo Tribunal Federal segundo o qual, não cabe ao Poder Judiciário exercer as funções do legislativo, aumentando os vencimentos de servidores públicos com base no princípio da isonomia. Assim, o colegiado da 2ª Turma, que julgou a apelação, negou provimento por unanimidade ao pedido nos termos do voto do relator.     

 

 

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 11 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 14 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 15 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 15 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 15 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB