TRF1 nega igualdade salarial de agentes da Polícia Civil com cargos de nível superior

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou o enquadramento de um agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na tabela de vencimentos de cargo de nível superior adotada para as carreiras de perito criminal, delegado da polícia civil e médicos legistas. Com a decisão, os magistrados apenas mantiveram decisão da primeira instância que já tinha sido neste sentido.

Nos autos, o apelante sustentou ao TRF 1 que em função da Lei nº 9.264/96 — que dispõe sobre o desmembramento e a reorganização da carreira policial civil do Distrito Federal — a profissão foi reorganizada, tendo transformado todos os cargos da carreira policial em cargos de nível superior. 

Por isso, defendeu que os agentes de polícia deveriam deixar o quadro de nível médio por possuírem formação superior e serem incorporados à tabela de vencimentos de cargos do nível superior.

  

Carreiras distintas

 

Mas para o relator do caso no TRF1, o desembargador federal João Luiz de Sousa, apenas o nível superior de escolaridade como requisito para o cargo não justifica a equiparação entre carreiras distintas, uma vez que essas carreiras possuem responsabilidades e atribuições diferentes. 

O magistrado também ressaltou que a Constituição Federal estabelece que “nenhum servidor público pode ser promovido ou transferido para outro cargo sem concurso público”. Acrescentou que o acesso às carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal deve ocorrer exclusivamente por meio de concurso público. 

O desembargador lembrou entendimento do Supremo Tribunal Federal segundo o qual, não cabe ao Poder Judiciário exercer as funções do legislativo, aumentando os vencimentos de servidores públicos com base no princípio da isonomia. Assim, o colegiado da 2ª Turma, que julgou a apelação, negou provimento por unanimidade ao pedido nos termos do voto do relator.     

 

 

Autor

Leia mais

recesso forense

Recesso forense suspende prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro

Há 15 horas
Equipe do esquadrão antibomba tentando desmontar artefato

STF torna  réus, acusados de tentar explodir bomba perto do aeroporto de Brasília em 2022 

Há 18 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro

PF divulga conclusão de perícia que atesta necessidade de Bolsonaro fazer cirurgia

Há 18 horas
Ministro Alexandre de Moraes, do STF

Moraes rejeita os últimos recursos apresentados pelas defesas de Bolsonaro, Heleno e Ramagem

Há 18 horas
Dinheiro apreendido num flat do deputado Sóstenes Cavalcante

Quem é quem na rede de suspeitas que pesa sobre os deputados do PL investigados pelo STF

Há 20 horas
Funcionários dos Correios sentados, separando cartas durante o expediente.

Servidores dos Correios estão em greve, mas TST determina que 80% do efetivo seja mantido neste período natalino

Há 20 horas
Maximum file size: 500 MB