Capa do New York Times confirma adesão de Israel e Irã ao cessar-fogo de Trump

Trump Anuncia Cessar-Fogo Entre Israel e Irã

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente americano Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (23) nas redes sociais que Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo completo, após mais de uma semana de ataques com mísseis entre os países e bombardeios americanos a instalações nucleares iranianas no fim de semana.

O anúncio de Trump veio horas depois de o Irã lançar mísseis contra a Base Aérea Al Udeid, no Catar, a maior instalação militar americana no Oriente Médio. O ataque foi uma retaliação aos ataques americanos contra sítios nucleares iranianos.

Vice-presidente confirma fim da guerra

O vice-presidente JD Vance disse que a guerra parecia estar “efetivamente acabada”. Segundo ele, agora existe uma oportunidade para “reiniciar um verdadeiro processo de paz” na região.

Trump foi menos cauteloso em sua declaração. “Foi totalmente acordado por e entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total”, escreveu o presidente nas redes sociais.

O presidente americano explicou que o cessar-fogo não entraria em vigor imediatamente. Segundo ele, os dois países precisam primeiro “encerrar” as missões militares ainda em andamento, processo que ocorreria em fases ao longo de um dia.

Netanyahu sinaliza proximidade do fim

Autoridades israelenses já haviam sugerido que os combates poderiam terminar em breve. No domingo à noite, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel estava “muito, muito próximo” de atingir seus objetivos na guerra contra o Irã.

Netanyahu não forneceu, no entanto, um cronograma específico para o fim dos combates. A declaração foi vista como um sinal de que o país buscava uma saída para o conflito.

Mesmo com o ataque à base americana no Catar, havia sinais de que o Irã buscava uma saída da confrontação. Autoridades iranianas e Trump confirmaram que o Irã deu aviso prévio sobre o ataque de mísseis.

Ataque ao Catar com baixo impacto

Trump informou que 13 dos 14 mísseis iranianos disparados contra Al Udeid foram interceptados. Segundo o presidente, nenhum americano foi morto ou ferido no ataque, e os danos foram mínimos.

O presidente americano sugeriu que o conflito, pelo menos entre Estados Unidos e Irã, poderia estar encerrado. “Eles tiraram tudo do seu ‘sistema’, e não haverá, esperançosamente, mais ódio”, declarou Trump.

O presidente agradeceu ao Irã “por nos dar aviso prévio, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida”. A base Al Udeid abriga cerca de 10 mil soldados americanos e serve como quartel-general regional do Comando Central dos EUA.

Putin condena ataques americanos

O ataque iraniano ocorreu enquanto Israel lançava ataques amplos contra Teerã nesta segunda-feira. O país prometeu mais ataques “nos próximos dias”, continuando sua campanha de bombardeios.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin. O líder russo chamou os ataques americanos de “agressão absolutamente não provocada”, mas não ofereceu apoio concreto ao Irã.

O Catar condenou o ataque em seu território e disse que se reserva “o direito de responder diretamente” à agressão iraniana.

Autor

Leia mais

Jair Bolsonaro preso

Maioria dos brasileiros considera justa a prisão de Jair Bolsonaro, aponta Datafolha

Há 2 horas
Senador Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro condiciona desistência da candidatura à Presidência a anistia de golpistas

Há 3 horas

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 3 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 3 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 3 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB