TSE autoriza mudança de nome do PMB para ‘Democrata’

TSE autoriza mudança de nome do ‘Partido da Mulher Brasileira (PMB)’ para ‘Democrata’

Há 16 minutos
Atualizado quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Da Redação

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) passará a se chamar “Democrata”. A mudança de nome da legenda foi aprovada essa semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o julgamento, a Corte deferiu parcialmente um pedido de alterações estatutárias apresentado pelo PMB. Na prática, o colegiado seguiu o voto do relator, ministro André Mendonça, que também impôs à sigla que faça ajustes ao respectivo estatuto no prazo de 90 dias. 

De acordo com o ministro, o novo nome do partido não induz a erro nem gera confusão com outras siglas, como a do recém-extinto Partido Democratas (DEM), uma vez que “a proteção sobre nome e sigla deixa de existir após a extinção ou a fusão do partido original”.

Precedentes citados 

O ministro também ressaltou que a ausência de abreviação da nomenclatura não impede o deferimento do pedido e citou precedentes, como o do antigo Partido Popular Socialista (PPS), que adotou o nome Cidadania. 

Além da alteração do nome, o plenário do TSE validou mudanças no estatuto relacionadas à democratização e ao funcionamento dos diretórios do partido. 

Mecanismos a serem ajustados

O prazo também foi de 90 dias para que a legenda faça outros ajustes, como é o caso dos dispositivos que tratam, entre outros aspectos, de mecanismos de enfrentamento da violência política de gênero. 

Feitas as correções, o processo precisará ser reanalisado pelo Tribunal, com a avaliação de tudo o que foi sugerido pela Corte. O processo aprovado parcialmente (porque ainda terá de ser submetido a essa reanálise) foi o  Registro de Partido Político (RPP) Nº 0001554-73.2014.6.00.0000. O TSE não divulgou mais detalhes sobre a peça jurídica. O julgamento foi realizado na última terça-feira (02/12).

— Com informações do TSE

Autor

Leia mais

A foto mostra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em julgamento no plenário da Corte. Ele é um homem branco e careca.

Moraes estabelece regras para visitas a condenados por tentativa de golpe

Há 9 minutos
Apenas restingas em três situações são consideradas APPs, decide o STJ

Apenas restingas na faixa de 300 m da linha de preamar, fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues são APPs, decide STJ

Há 20 minutos
A foto mostra a fachada do prédio da Eletrobras

STF suspende julgamento sobre Eletrobras com placar apertado de 5 a 4

Há 32 minutos
Ministor Flávio Dino, do STF

Dino veta emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem por ausência do país

Há 44 minutos
Gilmar Mendes rejeita pedido da AGU para reconsiderar suspensão de itens da Lei do Impeachment

Gilmar Mendes rejeita pedido da AGU para reconsiderar suspensão de trechos da Lei do Impeachment

Há 2 horas
Ramagem e Torres são demitidos da Polícia Federal

Demitidos pela PF, Ramagem e Torres ainda terão de responder a processos administrativos da corporação

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB