USP diz que a perseguição a Moraes “ofende toda a universidade”

Em nota, USP diz que perseguição a Moraes, professor titular da Faculdade de Direito, “ofende toda a universidade” 

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta segunda-feira (04/08) uma nota oficial de solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em função das sanções que foram aplicadas a ele pelo governo norte-americano. Moraes é professor titular da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP.

Na nota, a instituição universitária ressalta que as medidas impostas ao magistrado, como restrições sobre propriedades e contas bancárias nos Estados Unidos, têm como objetivo “criar constrangimento e ferir a autonomia de um dos mais destacados juízes brasileiros”.

Sem sustentação  

O documento enfatiza que tais restrições não possuem “sustentação jurídica nem amparo na razão, assim como não encontram guarida na tradição das relações históricas entre Brasil e Estados Unidos”.

“A Lei Magnitsky, de 2016, utilizada como fundamento jurídico para a medida, não é aplicável ao caso. Estamos, portanto, diante de episódio típico de desvio de finalidade”, critica.

“Não se faz segredo que tal medida busca interromper um processo penal no âmbito do STF. O ministro Alexandre de Moraes sofre perseguição porque cumpre seu dever legal, conduzindo o processo em que, não é demais lembrar, se assegura amplo e total direito de defesa aos acusados e que será analisado de forma colegiada pelo STF”, ressalta ainda.

Ofensa também à instituição

A Universidade diz que a solidariedade em relação ao ministro, professor titular da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, “também ofende a instituição”.

“A independência do magistrado e a autonomia do professor são princípios inegociáveis e jamais poderiam ser pretendidos como instrumento de barganha para qualquer finalidade. O professor Alexandre de Moraes sabe que não está sozinho. A USP está solidária, em sinal de respeito e admiração, por sua atuação como professor e como juiz do STF”, conclui o corpo administrativo e de docentes da universidade.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 6 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 7 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 8 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 8 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 8 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB