Moraes libera redes sociais de Léo Índio

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o desbloqueio das redes sociais de Leonardo Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Léo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na decisão, tomada na Pet 10850, Moraes ressaltou que os perfis e contas haviam sido bloqueados  por divulgarem desinformação e discursos de ódio, que atentaram contra as Instituições, Poderes de Estado e, principalmente, contra o Estado Democrático de Direito. No entanto, não se justifica mais a restrição.

“No atual momento da investigação, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluídas as postagens ilícitas que deram causa à decisão judicial”.  

O ministro determinou que a Meta, controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp, deve encaminhar aos autos a íntegra do conteúdo preservado, relacionado aos referidos perfis, nos termos da decisão proferida. 

Moraes reforçou que, caso Léo índio volte a publicar ou compartilhar conteúdos ofensivos ou antidemocráticos em suas redes sociais, deverá pagar multa diária de R$ 20 mil por perfis, canais ou contas. 

Denúncia da PGR 

Léo índio, primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro,  foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a PGR, Léo Índio participou dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, ele publicou imagens em uma rede social em cima do Congresso Nacional e próximo ao STF. 

Se a PGR aceitar a denúncia, Léo Índio se tornará réu em uma ação penal no Supremo. 

 

Autor

Leia mais

Protocolo estabelece regras para juízes em pós- retorno de criança ao país de origem

Novo protocolo estabelece regras para juízes em caso de pós-retorno de criança ao país de origem

STJD libera jogador do Flamengo para jogar enquanto aguarda julgamento final de processo

STJD libera atacante do Flamengo para jogar enquanto aguarda julgamento final de processo

A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro pede ao STF autorização para receber visitas semanais de políticos em prisão domiciliar

TRF 3 condena auditores fiscais por improbidade administrativa

TRF 3 condena auditores ao pagamento de R$ 43,4 milhões por improbidade administrativa

Moraes exige imagens de visitas a Daniel Silveira em 24 Horas

Ivete Sangalo é autorizada a manter nome de turnê em homenagem a Clara Nunes

Ivete Sangalo é autorizada a manter nome de turnê em homenagem a Clara Nunes

Maximum file size: 500 MB