Por Hylda Cavalcanti
De volta ao Brasil, a advogada Tatiana Esteve Buzze, vencedora da promoção “HJur Leva você com tudo pago a Lisboa”, que foi sorteada pelo portal Hora Jurídica (HJur) para participar da última edição do 13º Fórum Jurídico de Lisboa, relatou a emoção de ter participado do evento.
Ela contou sobre as trocas de experiências que teve, as informações adquiridas que conseguiu compartilhar e até suas impressões durante os passeios diários de metrô em meio ao calor da Europa neste período.
Tatiana aproveitou sua estadia em Lisboa — que na verdade consistiu na sua primeira viagem à Europa — para visitar um conservatório, espécie de cartório para emissão de documentos e títulos de cidadania.
Trabalho ‘in loco’
O motivo disso é que ela constantemente utiliza os serviços desse estabelecimento, via internet, no Brasil. Assim, aproveitou para resolver pessoalmente o problema de um cliente que vinha tentando agilizar de forma online. No mesmo local, ela contou que conheceu algumas das servidoras e se inteirou bem sobre os protocolos e burocracias desse tipo de serviço.
“Foi muito bom ter feito esse e outros contatos”, contou a advogada — que não apenas aproveitou a participação no Fórum, mas resolveu questões pontuais do seu trabalho, tirou dúvidas e ainda conheceu pontos turísticos de Portugal. Tendo chegado, até mesmo, a visitar algumas das universidades que mais admira.
De metrô
Tatiana afirmou que para facilitar sua vida, seguiu o conselho do pai, espanhol radicado há anos no Brasil, de utilizar sempre o metrô. De olho no mapa metroviário, ela conseguiu ter acesso a vários pontos turísticos ao longo dos percursos que precisou fazer todos os dias, o que a ajudou bastante.
No Fórum em si, ressaltou que focou nos painéis sobre Direito Constitucional e sobre Inteligência Artificial — esses últimos, por abordarem um tema de relevância no mundo inteiro atualmente. “Foi muito bom acompanhar as palestras. Também conheci operadores de Direito e acadêmicos de vários países, troquei cartões com muita gente e fiz amizades”, destacou.
Segundo ela, como as palestras foram divididas em paineis que muitas vezes aconteceram de forma simultânea, precisou optar pelos temas de sua preferência, mas mesmo assim não há o que reclamar.
Fato surpreendente
“Tanto a organização do evento como o trabalho de todos os painelistas foi excelente. Considero extremamente enriquecedor ter tido o privilégio de participar dessa experiência”, declarou. A premiação de Tatiana no sorteio promovido pelo HJur foi considerada por ela um fato surpreendente. A advogada estava vivendo uma situação de muito estresse em função da proximidade de uma cirurgia da irmã e passando por um período de muitas despesas.
Mas após ver várias vezes mensagens nos seus grupos de contato sobre a promoção, resolveu se inscrever. E teve imensa surpresa ao descobrir que foi a sorteada. Os problemas não pararam por aí. Sem passaporte válido, ela teve de providenciar a emissão de um documento de urgência na Polícia Federal, e apesar de tantos trâmites, conseguiu resolver tudo a tempo de fazer a viagem e participar do evento.
“Foi muita felicidade. Sempre recebo posts de páginas jurídicas que considero importantes. Agora, independentemente do sorteio, virei leitora do HJur por ter conhecido melhor o portal e pela boa qualidade das notícias que são publicadas diariamente”, acrescentou.
13º Fórum de Lisboa
O 13º Fórum Jurídico de Lisboa chegou ao fim na última sexta-feira (04/07) após três dias intensos de debates sobre os temas mais importantes da atualidade, com ênfase especial para o advento da inteligência artificial e seus impactos na sociedade.
O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Lisbon Public Law Research Centre. Segundo os próprios organizadores, a edição deste ano foi a mais importante e concorrida de todos os tempos, uma vez que reuniu mais de 3 mil participantes e contou com 400 palestrantes — sendo destes, cerca de 100 mulheres.
Programação
Durante os três dias de programação, os debates abrangeram desde a regulação do ambiente digital até a soberania das nações, passando pelas transformações da democracia e o papel do Estado no século XXI.
O tema dominante que permeou todas as discussões foi a complexa relação entre o Estado – que busca regular as big techs – as próprias plataformas tecnológicas – que resistem a qualquer tipo de controle – e a liberdade de expressão, cada vez mais ameaçada pelas novas tecnologias.
Sorteio do HJur
O portal de notícias HJur promoveu, por sorteio, um pacote completo para participação no Fórum, formado por passagem aérea, hospedagem de quatro dias e inscrição.
Puderam participar advogados de todo o país registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Conforme informações da direção do veículo, além desta promoção que premiou Tatiana, outras semelhantes devem ser anunciadas posteriormente.