AGU abre renegociação de dívidas com até 70% de desconto

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Advocacia-Geral da União iniciou processo para a renegociação de dívidas com descontos significativos por meio do programa Desenrola. Até o dia 31 de dezembro, pessoas físicas e empresas poderão aderir ao programa e obter descontos que variam de 5% a 70%, dependendo das condições de pagamento e do tempo de inscrição do crédito. A medida foi instituída pela Lei 14.973/2024 e regulamentada pela Portaria Normativa AGU 150/2024. O objetivo é reduzir a inadimplência de débitos com autarquias e fundações públicas federais, incentivando a regularização de pendências.

O Desenrola oferece duas formas de pagamento: à vista ou parcelado em até 145 meses, com condições especiais para determinados grupos, como pessoa física, microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, Santa Casa de Misericórdia, sociedade cooperativa e instituições de ensino. No entanto, a medida exclui créditos já parcelados ou dívidas relacionadas à Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).

Os débitos que podem ser renegociados são aqueles de natureza não tributária, inscritos na dívida ativa das autarquias e fundações públicas federais pela Procuradoria-Geral Federal. Isso inclui dívidas que estão sendo cobradas em execução fiscal, em processos judiciais ou arbitrais, e também aquelas incluídas em parcelamentos anteriores rescindidos ou têm exigibilidade suspensa. Além disso, débitos em contencioso administrativo também podem ser negociados, caso atendam aos requisitos previstos no edital.

As solicitações de renegociação devem ser feitas eletronicamente por meio do portal Super Sapiens, com o uso de uma conta gov.br no nível prata ou ouro. A AGU espera que o programa contribua para a redução da inadimplência, ao mesmo tempo que proporciona condições favoráveis para a regularização das pendências de forma acessível.

Autor

Leia mais

Blogueiro Allan dos Santos é condenado pelo TJSP a indenizar cineasta por danos morais, por vídeo com xingamentos

Há 45 minutos

STF adia julgamento sobre lei orçamentária da Paraíba que trata de emendas parlamentares

Há 50 minutos
Lula segura nome para STF, mas indica dois generais para vagas no STM

Lula segura nome para STF, mas indica dois generais a vagas de ministros do STM

Há 58 minutos

STF suspende novamente julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos

Há 1 hora

GDF solicita avaliação médica de Bolsonaro antes de possível prisão

Há 1 hora
Ministro Nunes Marques do STF.

Nunes Marques completa cinco anos no STF e recebe homenagem de Fachin

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB