AGU notifica Meta para que remova conteúdos ligados a falsificação de bebidas

AGU notifica Meta para que bloqueie e remova conteúdos sobre insumos para falsificação de bebidas

Há 2 meses
Atualizado segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Da Redação

A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), notificou a empresa Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, para que adote medidas imediatas de bloqueio e remoção de conteúdos e grupos que promovem a venda ilegal de lacres, tampas, rótulos e garrafas de bebidas alcoólicas.

Conforme informações do Governo, a AGU concedeu prazo de 48 horas para que a Meta informe também as providências adotadas para identificar e moderar os conteúdos ilícitos, além de preservar provas (como registros de publicações, autores e mensagens). O não atendimento ao pedido poderá resultar em medidas judiciais nas esferas civil, administrativa e criminal.

Código penal

A iniciativa ocorre após reportagens veiculadas na mídia terem mostrado a existência de um intenso comércio clandestino desses materiais na plataforma, usados na falsificação de bebidas com substâncias tóxicas como o metanol — produto cuja ingestão pode causar cegueira, danos neurológicos irreversíveis e até a morte.

Na notificação, a AGU destaca que a conduta viola normas sanitárias, penais e de defesa do consumidor, podendo configurar crime contra a saúde pública (artigo 272 do Código Penal). 

Decisão recente do STF

A Procuradoria ressalta ainda que “a inércia na moderação desses conteúdos contraria as próprias políticas da plataforma, que proíbem expressamente a venda de produtos ilegais e de materiais destinados à falsificação”.

E cita recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Marco Civil da Internet, que estabelece a responsabilidade das plataformas digitais quando cientes de conteúdos ilícitos, deixam de removê-los em tempo razoável. No caso de anúncios pagos ou redes artificiais de distribuição, a responsabilidade é presumida mesmo sem notificação prévia.

Casos confirmados

Segundo informações do Ministério da Saúde, divulgadas em boletim no último sábado (04/10), já foram confirmados 14 casos de intoxicação por metanol, com duas mortes, além de outros 181 casos em investigação.  

— Com informações da AGU e do Portal E.gov

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB