AGU notifica Meta para que remova conteúdos ligados a falsificação de bebidas

AGU notifica Meta para que bloqueie e remova conteúdos sobre insumos para falsificação de bebidas

Há 4 meses
Atualizado segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Da Redação

A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), notificou a empresa Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, para que adote medidas imediatas de bloqueio e remoção de conteúdos e grupos que promovem a venda ilegal de lacres, tampas, rótulos e garrafas de bebidas alcoólicas.

Conforme informações do Governo, a AGU concedeu prazo de 48 horas para que a Meta informe também as providências adotadas para identificar e moderar os conteúdos ilícitos, além de preservar provas (como registros de publicações, autores e mensagens). O não atendimento ao pedido poderá resultar em medidas judiciais nas esferas civil, administrativa e criminal.

Código penal

A iniciativa ocorre após reportagens veiculadas na mídia terem mostrado a existência de um intenso comércio clandestino desses materiais na plataforma, usados na falsificação de bebidas com substâncias tóxicas como o metanol — produto cuja ingestão pode causar cegueira, danos neurológicos irreversíveis e até a morte.

Na notificação, a AGU destaca que a conduta viola normas sanitárias, penais e de defesa do consumidor, podendo configurar crime contra a saúde pública (artigo 272 do Código Penal). 

Decisão recente do STF

A Procuradoria ressalta ainda que “a inércia na moderação desses conteúdos contraria as próprias políticas da plataforma, que proíbem expressamente a venda de produtos ilegais e de materiais destinados à falsificação”.

E cita recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Marco Civil da Internet, que estabelece a responsabilidade das plataformas digitais quando cientes de conteúdos ilícitos, deixam de removê-los em tempo razoável. No caso de anúncios pagos ou redes artificiais de distribuição, a responsabilidade é presumida mesmo sem notificação prévia.

Casos confirmados

Segundo informações do Ministério da Saúde, divulgadas em boletim no último sábado (04/10), já foram confirmados 14 casos de intoxicação por metanol, com duas mortes, além de outros 181 casos em investigação.  

— Com informações da AGU e do Portal E.gov

Autor

Leia mais

STF permite dupla punição por caixa dois eleitoral e improbidade administrativa

Há 51 minutos
Fachada da sede do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - TRF1

TRF1 define e encaminha ao presidente Lula lista tríplice com nomes para próxima vaga de desembargador federal

Há 1 hora
Conflitos observados em manifestações

País teve 1,2 mil vítimas de crimes por motivação política entre 2003 e 2023; 760 resultaram em mortes

Há 1 hora

STJ isenta advogados de SP do Imposto de Renda sobre resgate da Carteira de Previdência

Há 3 horas
pedro turra

Família de adolescente morto acusa piloto Pedro Turra de ter orquestrado “emboscada cruel”

Há 10 horas
Anônio José Seguro, presidente eleito de Portugal

Socialista António José Seguro vence eleição presidencial em Portugal com ampla vantagem

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB