Amigos e aliados pedem autorização de Moraes para visitar Bolsonaro

Há 2 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

Um dia após Jair Bolsonaro (PL) ser preso em regime domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente recebeu a visita do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil. Outros amigos e aliados também pediram ao Supremo autorização para visitar Bolsonaro. Entre eles, o deputado federal Marcelo Moraes (PL/ RS), que alegou que seria uma visita institucional e humanitária, “sendo motivada pela relevância do papel público exercido pelo ex-Chefe de Estado e pela atual condição excepcional a que está submetido”.

Na petição, o parlamentar manifesta total disposição em cumprir rigorosamente todas as condições que forem estabelecidas por Moraes, inclusive quanto à limitação de tempo, acompanhamento oficial ou quaisquer outras medidas necessárias ao fiel cumprimento das medidas cautelares em vigor.

Relação fraterna

O empresário Renato de Araújo Corrêa, amigo pessoal de Bolsonaro, também pediu autorização judicial para visitá-lo em sua residência, observadas as restrições impostas pelo STF. Ele ressaltou que tem uma relação familiar com ex-presidente e que, se autorizada pelo ministro, a visita será realizada em data e horário previamente acordados com os responsáveis pela custódia e segurança, não havendo qualquer intenção de obstrução à instrução processual ou descumprimento das medidas cautelares.

Visitas semanais 

O deputado federal Luciano Zucco (PL/RS) também apresentou pedido para visitar Bolsonaro. No entanto, ele requereu que os encontros sejam contínuos e semanais: todas às terças, quartas e quintas-feiras. Caso a solicitação não seja atendida, o parlamentar pediu que as visitas ocorram pelo menos uma vez por semana. 

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), também pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes para visitar o ex-presidente, que está em prisão domiciliar, mas o pedido foi protocolado no processo errado. O requerimento foi enviado na ação penal (AP) 2508, contra Débora dos Santos, a cabeleireira que escreveu com batom na estátua da Justiça e foi condenada por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023. Após perceber a falha, Sóstenes apresentou o pedido na (AP) 2668, que investiga a suposta tentativa de Golpe de Estado.

“A presente solicitação tem caráter estritamente institucional e humanitário, sendo motivada pela relevância do papel público exercido pelo ex-Chefe de Estado e pela atual condição excepcional a que está submetido”, diz o pedido.

Oposição ameaça obstruir trabalhos no Congresso 

Mais cedo, nesta terça-feira (5), Zucco e outros deputados e senadores da oposição realizaram um ato na rampa do Congresso Nacional, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo anunciou que vai obstruir os trabalhos da Câmara e do Senado, utilizando instrumentos regimentais para bloquear votações e paralisar a agenda legislativa.

Os parlamentares apresentaram o que chamaram de “pacote da paz”. Entre as principais demandas está a aprovação de perdão aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, proposta que permanece paralisada na Câmara dos Deputados desde sua apresentação.

Autor

Leia mais

Barroso vota para permitir aborto quando realizado até a 12ª semana de gestação

Há 10 horas
O ministro Edson Fachin, presidente do STF, convocou sessão extraordinária para julgar descriminalização do aborto.

Fachin atende pedido de Barroso e convoca sessão virtual para julgar descriminalização do aborto

Há 11 horas

STF limita responsabilização solidária de empresas de grupo econômico por dívidas trabalhistas

Há 12 horas
O ex-presidente Fernando Collor de Mello em sessão no Congresso Nacional.

Descumprimento de medidas cautelares podem levar Collor de volta à prisão

Há 12 horas

O BBB invadiu a novela das 9. Ou como um clássico da TV virou um vale tudo, escreve Jeffis Carvalho

Há 15 horas

Barroso pede sessão virtual para julgar descriminalização do aborto às vésperas de aposentadoria

Há 15 horas
Maximum file size: 500 MB