Barroso mantém Nunes Marques na relatoria da operação Overclean

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou que o ministro Nunes Marques continue como relator das investigações da operação Overclean (Petição 13388), que apura supostos desvios de verbas de emendas parlamentares na Bahia. A operação Overclean investiga um esquema que teria movimentado R$1,4 bilhão em superfaturamento de obras e desvios de recursos públicos.

Nunes Marques foi escolhido para relatar o inquérito após sorteio. No entanto, a Polícia Federal e a Justiça da Bahia pediram que as investigações fossem redistribuídas ao ministro Flávio Dino, relator de outras ações no STF que também apuram suspeitas de irregularidades no repasse e uso de emendas.

No dia 23 de janeiro, Barroso determinou que a Secretaria Judiciária apresentasse informações técnicas para subsidiar análise sobre a relatoria da Operação Overclean. O ministro tomou a decisão após o envio dos dados e a manifestação da Procuradoria-Geral da República pela livre distribuição.

Barroso destacou que o fato de Dino ter determinado a abertura de investigações para apurar supostas irregularidades na indicação de emendas não faz com que ele seja automaticamente designado relator do inquérito instaurado para investigar eventuais crimes nos contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

 “Não há, no atual estágio das apurações, identidade de partes ou de origens que justifique a vinculação deste procedimento criminal com as investigações determinadas pelo ministro Flávio Dino”.

 A Justiça Federal na Bahia remeteu o caso ao STF após indícios apontarem possível atuação de parlamentares com prerrogativa de foro na Corte. O nome do deputado federal, Elmar Nascimento (União – BA), foi citado nas investigações que miram o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. 

 

 

Autor

Leia mais

Alexandre de Moraes determina que transporte de Bolsonaro deve ser coordenado pela PF ou Polícia Penal, excluindo GSI

Gilmar Mendes requisita ao Congresso Nacional informações sobre rito de impeachment contra ministros

Ministros divergem sobre cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

STF dá prazo de 15 dias para cronograma de análise das emendas Pix de 2020 a 2024

CNJ aprova resolução que disciplina registro audiovisual em audiências e julgamentos

Transparência total: CNJ cria norma que disciplina gravação de audiências e Júri

Eficácia preclusiva da coisa julgada impede nova ação para restituição de juros

STJ decide: quem já processou banco por tarifa ilegal não pode pedir de volta os juros pagos em nova ação

Maximum file size: 500 MB