Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ define critérios para o Ranking da Transparência 2026

Há 2 horas
Atualizado quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu as regras para a nona edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, que avaliará os tribunais brasileiros em 2026. A Portaria 468/2025 traz os critérios de pontuação que serão aplicados entre abril e maio, quando o CNJ verificará diretamente os portais dos órgãos judiciários na internet.

A avaliação seguirá o mesmo modelo utilizado em 2025. O CNJ vai conferir se as informações publicadas nos sites dos tribunais atendem às exigências da portaria e do Glossário do Ranking da Transparência. Os procedimentos internos de verificação também serão mantidos, seguindo o padrão dos anos anteriores.

Atualização constante é fundamental

Um dos aspectos mais importantes para os tribunais é manter as informações sempre atualizadas. O CNJ vai considerar apenas o que estiver acessível no dia exato da avaliação. Isso significa que, se um dado estiver disponível no portal, mas desatualizado, o tribunal pode perder pontos.

Para as publicações que devem ser feitas mensalmente, o CNJ estabeleceu uma regra clara. Se a avaliação acontecer na primeira quinzena do mês, o órgão deve ter publicado os dados do segundo mês anterior. Já se a verificação ocorrer na segunda quinzena, as informações devem ser do mês imediatamente anterior.

Impacto no Prêmio CNJ de Qualidade

O desempenho no Ranking da Transparência tem peso direto no Prêmio CNJ de Qualidade. No último ano, o TRF1 atingiu 96,24% de aproveitamento, o que garantiu 80 pontos essenciais para conquistar o Selo Ouro na categoria da Justiça Federal em 2025.

Para manter ou melhorar esse resultado, a diretora em exercício do Núcleo de Governança (Nugov), Andréa de Athayde Leite, realizará encontros com as unidades responsáveis. O objetivo é alinhar os conteúdos que devem ser publicados e esclarecer possíveis dúvidas sobre os critérios.

Prazo para conclusão dos trabalhos

As equipes dos tribunais têm até 13 de março de 2026 para finalizar a Planilha Ranking da Transparência – 2026. Esse prazo é fundamental, pois precede o período inicial de avaliação do CNJ, que começa em abril. A planilha deve conter todas as atualizações indicadas pela portaria.

O cumprimento rigoroso desse cronograma é essencial para que os tribunais possam ser avaliados adequadamente e mantenham seus índices de transparência junto ao Conselho Nacional de Justiça.

Autor

Leia mais

TJRJ promove capacitação contra violência à mulher no carnaval

Há 2 horas

Alerta: golpe no WhatsApp usa nome do STJ para extorquir vítimas

Há 2 horas
TST reverte justa causa de funcionário que fez vídeos irônicos no TikTok

TST reverte justa causa de funcionário que fez vídeos irônicos no TikTok

Há 2 horas
golpe contra idoso

Justiça nega liberdade a acusado de liderar golpes contra idosos no Rio

Há 3 horas
Ações contra planosde saúde crescem

Plano de saúde não pode cancelar contrato sem aviso prévio mesmo em caso de fraude

Há 3 horas

Suprema Corte analisa tentativa de Trump de demitir diretora do Fed

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB