Acordo pode reduzir ações relativas a planos de saúde

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso e o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho, assinaram, nesta quinta-feira (21.11) um acordo para reduzir e agilizar as novas ações relativas à saúde suplementar – os planos e seguros de saúde. 

A medida também visa agilizar o julgamento de processos e oferecer subsídios técnico-científicos para a tomada de decisões de magistrados. O tema foi tratado no III Congresso do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), em São Paulo.

Atualmente, segundo o Painel de Estatísticas do Poder Judiciário, há pouco mais de 330 mil processos que envolvem operadoras de planos de saúde no Brasil.

Com o acordo, será elaborado um plano de trabalho conjunto para estreitamento da comunicação entre os órgãos e atualização permanente e recíproca de informações. A cooperação objetiva compartilhar documentos, dados, estudos e pesquisas voltados à disseminação de conhecimento a respeito do tema.

Barroso destacou que, assim como no setor público, é preciso também “ter preocupação com a sustentabilidade da saúde suplementar”. Entre as medidas previstas do acordo está a elaboração de notas e pareceres técnico-científicos para abastecer o e-NatJus, plataforma que já reúne informações voltadas a atender as demandas relativas ao sistema público.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou do evento, elogiou o acordo.

“Demonstra o aperfeiçoamento da atuação de cada uma das instituições”, disse.

Ela lembrou dos desafios históricos enfrentados pelo Brasil, com a desigualdade persistente da população, e observou que as recentes determinações do Supremo Tribunal Federal – no julgamento dos Temas 6 e 1234 – “são um convite à ação por trazerem deliberações claras e positivas baseadas em critérios técnicos para a incorporação de novas tecnologias e medicamentos ao SUS”.

Autor

Leia mais

Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede nova prisão domiciliar por deterioração do estado de saúde

Há 29 minutos
Fachada da sede do TJSP

TJSP apresenta recurso ao STF contra decisão do ministro Flávio Dino que suspende “penduricalhos”

Há 38 minutos

STF protege liberdade de expressão em campanhas contra rodeios e estabelece limites para censura

Há 52 minutos
Almirante Alnir Garnier

STM confirma citação de Garnier e, assim, processos por perda de patente contra Bolsonaro e outros oficiais começam a tramitar

Há 2 horas

STF julga acusados de mandar matar Marielle Franco após o carnaval

Há 3 horas
Cédulas de dinheiro sendo seguradas por uma mão

Levantamento aponta que quase 4 mil magistrados brasileiros receberam mais de R$ 100 mil líquidos em janeiro

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB