Acordo pode reduzir ações relativas a planos de saúde

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso e o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho, assinaram, nesta quinta-feira (21.11) um acordo para reduzir e agilizar as novas ações relativas à saúde suplementar – os planos e seguros de saúde. 

A medida também visa agilizar o julgamento de processos e oferecer subsídios técnico-científicos para a tomada de decisões de magistrados. O tema foi tratado no III Congresso do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), em São Paulo.

Atualmente, segundo o Painel de Estatísticas do Poder Judiciário, há pouco mais de 330 mil processos que envolvem operadoras de planos de saúde no Brasil.

Com o acordo, será elaborado um plano de trabalho conjunto para estreitamento da comunicação entre os órgãos e atualização permanente e recíproca de informações. A cooperação objetiva compartilhar documentos, dados, estudos e pesquisas voltados à disseminação de conhecimento a respeito do tema.

Barroso destacou que, assim como no setor público, é preciso também “ter preocupação com a sustentabilidade da saúde suplementar”. Entre as medidas previstas do acordo está a elaboração de notas e pareceres técnico-científicos para abastecer o e-NatJus, plataforma que já reúne informações voltadas a atender as demandas relativas ao sistema público.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou do evento, elogiou o acordo.

“Demonstra o aperfeiçoamento da atuação de cada uma das instituições”, disse.

Ela lembrou dos desafios históricos enfrentados pelo Brasil, com a desigualdade persistente da população, e observou que as recentes determinações do Supremo Tribunal Federal – no julgamento dos Temas 6 e 1234 – “são um convite à ação por trazerem deliberações claras e positivas baseadas em critérios técnicos para a incorporação de novas tecnologias e medicamentos ao SUS”.

Autor

Leia mais

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowiski

Planalto vive fase de ajustes com possível saída de Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança e desdobramento da pasta

Há 8 minutos

Estudo aponta que a capacitação de mediadores é essencial para resolver conflitos com mais eficiência

Há 1 hora
Rosto de Bolsonaro saindo do DF Star depois de internação

STF autoriza exames médicos de Jair Bolsonaro sob escolta policial

Há 2 horas

Supremo mantém suspensão de regras sobre estacionamentos no verão em Mongaguá-SP

Há 2 horas

STF anula regra de MT que incluía empregados públicos no regime próprio de previdência

Há 2 horas
Mapa estilizado simbolizando a disputa pelo território da Groenlândia entre EUA e Europa

Europa reage às ameaças de Trump e defende soberania da Groenlândia

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB