CNJ encaminha ao TRF1 orientações do Ibama para recuperar áreas degradadas

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça encaminhou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a Instrução Normativa 14, de 1º de julho de 2024, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, visando o cumprimento da legislação ambiental. O  TRF1 abrange cinco biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

A norma modifica a forma como são realizados os Projetos de Recuperação de Área Degradada ou Área Alterada (PRAD) no Brasil e estabelece um conjunto de procedimentos padronizados para a elaboração, execução e monitoramento desses projetos.

Além disso, dispõe de novas diretrizes como a definição de critérios para a escolha das técnicas de recuperação da área degradada ou alterada, a necessidade de acompanhamento constante dos projetos, a obrigação de apresentar relatórios periódicos sobre o avanço das ações e a análise da trajetória de recuperação da área ao longo do tempo. 

A norma do Ibama estabelece ainda conceitos e procedimentos para orientar na recuperação ambiental de ecossistemas e recomposição da vegetação nativa em ambientes rurais. Poderá ser também aplicada em área urbana, desde que observadas regras próprias relativas ao ordenamento urbano.

Uma das principais novidades é a introdução do conceito de “cenário ambiental”. Essa ferramenta permite uma análise mais detalhada das condições da área a ser recuperada, incluindo fatores como tipo de solo, clima e presença de espécies nativas. O que vai permitir que sejam escolhidas técnicas de recuperação mais adequadas e estabelecer metas mais realistas para cada projeto.

Autor

Leia mais

Alexandre de Moraes determina que transporte de Bolsonaro deve ser coordenado pela PF ou Polícia Penal, excluindo GSI

Gilmar Mendes requisita ao Congresso Nacional informações sobre rito de impeachment contra ministros

Ministros divergem sobre cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

STF dá prazo de 15 dias para cronograma de análise das emendas Pix de 2020 a 2024

CNJ aprova resolução que disciplina registro audiovisual em audiências e julgamentos

Transparência total: CNJ cria norma que disciplina gravação de audiências e Júri

Eficácia preclusiva da coisa julgada impede nova ação para restituição de juros

STJ decide: quem já processou banco por tarifa ilegal não pode pedir de volta os juros pagos em nova ação

Maximum file size: 500 MB