CNJ encaminha ao TRF1 orientações do Ibama para recuperar áreas degradadas

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça encaminhou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a Instrução Normativa 14, de 1º de julho de 2024, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, visando o cumprimento da legislação ambiental. O  TRF1 abrange cinco biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

A norma modifica a forma como são realizados os Projetos de Recuperação de Área Degradada ou Área Alterada (PRAD) no Brasil e estabelece um conjunto de procedimentos padronizados para a elaboração, execução e monitoramento desses projetos.

Além disso, dispõe de novas diretrizes como a definição de critérios para a escolha das técnicas de recuperação da área degradada ou alterada, a necessidade de acompanhamento constante dos projetos, a obrigação de apresentar relatórios periódicos sobre o avanço das ações e a análise da trajetória de recuperação da área ao longo do tempo. 

A norma do Ibama estabelece ainda conceitos e procedimentos para orientar na recuperação ambiental de ecossistemas e recomposição da vegetação nativa em ambientes rurais. Poderá ser também aplicada em área urbana, desde que observadas regras próprias relativas ao ordenamento urbano.

Uma das principais novidades é a introdução do conceito de “cenário ambiental”. Essa ferramenta permite uma análise mais detalhada das condições da área a ser recuperada, incluindo fatores como tipo de solo, clima e presença de espécies nativas. O que vai permitir que sejam escolhidas técnicas de recuperação mais adequadas e estabelecer metas mais realistas para cada projeto.

Autor

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 3 dias
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 3 dias
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 3 dias

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 3 dias
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 3 dias

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB