CNJ lança formulário eletrônico para avaliar risco de violência contra mulheres

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público lançaram o Formulário Nacional de Avaliação de Risco eletrônico, disponibilizado no portal Jus.br e na Plataforma Digital do Poder Judiciário para identificar fatores que indiquem risco de violência doméstica.

A ferramenta estará disponível à partir desta sexta-feira na PDPJ e permite que vítimas preencham o formulário através de link gerado pelo perfil do profissional que as assistir. O lançamento ocorreu durante a XIX Jornada Maria da Penha, em Recife, marcando os 19 anos da lei.

Funcionalidades da plataforma

O Fonar identifica fatores de risco de qualquer forma de violência no âmbito das relações domésticas e familiares, orientando atuação do Judiciário, Ministério Público, defensorias, órgãos de segurança pública e rede de atendimento para adoção de medidas protetivas.

A Portaria Conjunta CNJ e CNMP 6/2025 criou novos campos de resposta para aprimorar a avaliação. A integração ao Jus.Br e à PDPJ-Br facilita o preenchimento e permite compartilhamento padronizado entre sistema de justiça e rede de proteção.

Impacto na prevenção

A conselheira do CNJ Renata Gil explicou que o formulário contribui para prevenção da escalada da violência doméstica. “Mais do que instrumento de avaliação, o Fonar fortalece articulação entre diversos órgãos e orienta decisões com base em dados e evidências”, afirmou.

O desenvolvimento envolveu parcerias com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento através dos Programas Justiça 4.0 e Justiça Plural. A centralização nas plataformas digitais viabiliza construção de base nacional de dados qualificada sobre fatores de risco.

Autor

Leia mais

TRF2 tem seleção para estagiários de direito com bolsa de R$ 1.200

Há 6 minutos

Justiça determina reintegração de posse de casa de veraneio a herdeiros em Bertioga

Há 10 minutos

Sonegação de R$ 4 milhões rende condenação a empresário gaúcho

Há 25 minutos

Justiça mantém prisão de condenado por participar de “tribunal do crime”

Há 37 minutos

Justiça condena homem por apologia ao nazismo em rede social no RS

Há 47 minutos

STJ define regras para suspensão de CNH e passaporte na execução de dívidas

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB