CNJ proíbe apoio oficial de tribunais a candidatos para vagas em cortes superiores

Há 5 meses
Atualizado terça-feira, 23 de setembro de 2025

Da Redação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que tribunais com magistrados candidatos a vagas nos tribunais superiores não podem adotar procedimentos administrativos que manifestem apoio institucional oficial e exclusivo a determinado postulante. A decisão busca preservar a isonomia entre os concorrentes e evitar que o respaldo formal da corte afaste o interesse de outros candidatos.

A medida foi aprovada pelo Plenário Virtual do CNJ durante julgamento de  Procedimento de Controle Administrativo relatado pelo conselheiro Ulisses Rabaneda.

Caso do TJRS originou a decisão

O processo teve origem em pedido da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), que questionou a falta de transparência na decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça gaúcho (TJRS) de apoiar um dos três candidatos à vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A entidade alegou não ter conseguido acesso ao acórdão e às notas taquigráficas da sessão que deliberou sobre o apoio ao candidato escolhido. O TJRS informou que a votação ocorreu virtualmente, pelo Sistema de Votação Online, sem previsão de registro em ata ou gravação. A Ajuris teve acesso apenas às notas da sessão preparatória que discutiu a forma de escolha.

Liberdade individual preservada

O relator Ulisses Rabaneda esclareceu que a determinação não pretende restringir a livre manifestação de apoio individual dos membros do tribunal a determinada candidatura. A vedação se aplica especificamente aos procedimentos administrativos formais que possam limitar, direta ou indiretamente, o número de interessados no pleito.

Segundo Rabaneda, embora não houvesse impedimento formal à continuidade das candidaturas, o posicionamento oficial poderia criar desvantagem política para outros postulantes em face da preferência manifesta do tribunal.

O conselheiro negou provimento ao requerimento específico da Ajuris sobre acesso aos documentos, mas estabeleceu o entendimento geral sobre a vedação ao apoio institucional oficial a candidatos para os tribunais superiores.

Autor

Leia mais

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 11 minutos
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 25 minutos
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 37 minutos
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 58 minutos
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 1 hora
Ministros reunidos no plenário da 4ª Turma do STJ

Clima de silêncio, constrangimento e falta de quórum durante sessão da 4ª Turma do STJ, em função de Buzzi

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB