Foto de detalhes das mãos de um idoso apoiadas em uma bengala, simbolizando necessidade de combate ao etarismo no Judiciário

CNJ promove encontro para discutir combate ao etarismo no Judiciário

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Com informações da Agência de notícias do CNJ

Com o tema “Dignidade não Envelhece: as melhores práticas contra o idadismo”, o I Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades será realizado neste 27 de junho, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Conselho no YouTube. As inscrições já estão abertas para membros e servidores do Poder Judiciário e das instituições que integram o sistema de justiça. 

Inscreva-se no encontro 

Promovido pelo CNJ, o evento reunirá especialistas, autoridades e profissionais da área jurídica para debater questões centrais relacionadas à inclusão, à autonomia e ao acesso à Justiça pela população idosa, considerando também suas múltiplas interseccionalidades. O evento também busca promover a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas já em curso nos tribunais brasileiros e em instituições internacionais, com o objetivo de qualificar ainda mais a atuação dos profissionais do Judiciário com esse público. 

Na programação estão temas como a abordagem multidisciplinar no atendimento à pessoa idosa, práticas institucionais voltadas ao enfrentamento da discriminação etária e os caminhos para a efetiva implementação da Resolução CNJ n. 520/2023.  

As atividades serão organizadas em torno de quatro eixos principais: acesso à Justiça, capacitação e sensibilização de profissionais, abordagem multidisciplinar na atenção à pessoa idosa e troca de experiências entre instituições. Certificados serão emitidos exclusivamente para quem participar presencialmente do encontro. 

Políticas orientadoras 

A Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e Suas Interseccionalidades foi instituída pela Resolução CNJ n. 520/2023, que define princípios e diretrizes para a prevenção e o combate à violência, bem como a solução adequada de conflitos que envolvam pessoas idosas, conforme os marcos legais nacionais e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. 

Com o objetivo de gerir, implementar e aperfeiçoar essa política, o Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades foi instituído pela Portaria CNJ n. 119/2024. O comitê atua como instância de articulação entre os tribunais e demais instituições do sistema de justiça, promovendo o desenvolvimento de ações coordenadas. 

Serviço
I Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades 

Data: 27 de junho de 2025
Local: Conselho Nacional de Justiça, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Link para inscrições: https://formularios.cnj.jus.br/1o-encontro-do-comite-nacional-sobre-a-pessoa-idosa-e-suas-interseccionalidades
Público-alvo: Membros e servidores do Poder Judiciário e das instituições que integram o sistema de justiça 

Autor

Leia mais

recesso forense

Recesso forense suspende prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro

Há 1 dia
Equipe do esquadrão antibomba tentando desmontar artefato

STF torna  réus, acusados de tentar explodir bomba perto do aeroporto de Brasília em 2022 

Há 1 dia
Ex-presidente Jair Bolsonaro

PF divulga conclusão de perícia que atesta necessidade de Bolsonaro fazer cirurgia

Há 1 dia
Ministro Alexandre de Moraes, do STF

Moraes rejeita os últimos recursos apresentados pelas defesas de Bolsonaro, Heleno e Ramagem

Há 1 dia
Dinheiro apreendido num flat do deputado Sóstenes Cavalcante

Quem é quem na rede de suspeitas que pesa sobre os deputados do PL investigados pelo STF

Há 1 dia
Funcionários dos Correios sentados, separando cartas durante o expediente.

Servidores dos Correios estão em greve, mas TST determina que 80% do efetivo seja mantido neste período natalino

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB