Foto de detalhes das mãos de um idoso apoiadas em uma bengala, simbolizando necessidade de combate ao etarismo no Judiciário

CNJ promove encontro para discutir combate ao etarismo no Judiciário

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Com informações da Agência de notícias do CNJ

Com o tema “Dignidade não Envelhece: as melhores práticas contra o idadismo”, o I Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades será realizado neste 27 de junho, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Conselho no YouTube. As inscrições já estão abertas para membros e servidores do Poder Judiciário e das instituições que integram o sistema de justiça. 

Inscreva-se no encontro 

Promovido pelo CNJ, o evento reunirá especialistas, autoridades e profissionais da área jurídica para debater questões centrais relacionadas à inclusão, à autonomia e ao acesso à Justiça pela população idosa, considerando também suas múltiplas interseccionalidades. O evento também busca promover a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas já em curso nos tribunais brasileiros e em instituições internacionais, com o objetivo de qualificar ainda mais a atuação dos profissionais do Judiciário com esse público. 

Na programação estão temas como a abordagem multidisciplinar no atendimento à pessoa idosa, práticas institucionais voltadas ao enfrentamento da discriminação etária e os caminhos para a efetiva implementação da Resolução CNJ n. 520/2023.  

As atividades serão organizadas em torno de quatro eixos principais: acesso à Justiça, capacitação e sensibilização de profissionais, abordagem multidisciplinar na atenção à pessoa idosa e troca de experiências entre instituições. Certificados serão emitidos exclusivamente para quem participar presencialmente do encontro. 

Políticas orientadoras 

A Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e Suas Interseccionalidades foi instituída pela Resolução CNJ n. 520/2023, que define princípios e diretrizes para a prevenção e o combate à violência, bem como a solução adequada de conflitos que envolvam pessoas idosas, conforme os marcos legais nacionais e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. 

Com o objetivo de gerir, implementar e aperfeiçoar essa política, o Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades foi instituído pela Portaria CNJ n. 119/2024. O comitê atua como instância de articulação entre os tribunais e demais instituições do sistema de justiça, promovendo o desenvolvimento de ações coordenadas. 

Serviço
I Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades 

Data: 27 de junho de 2025
Local: Conselho Nacional de Justiça, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Link para inscrições: https://formularios.cnj.jus.br/1o-encontro-do-comite-nacional-sobre-a-pessoa-idosa-e-suas-interseccionalidades
Público-alvo: Membros e servidores do Poder Judiciário e das instituições que integram o sistema de justiça 

Autor

Leia mais

Empresa pode propor arbitragem mesmo sem cláusula no contrato de trabalho

Há 31 minutos
Investigação sobre venda de decisões tem levado a pedidos de suspeição de ministros do STJ

Credor não precisa apresentar fiança bancária para receber valores em execução definitiva

Há 51 minutos
marco buzzi, ministro do STJ acusado de assédio sexual

Ministro do STJ processado por assédio sexual ganhava mais do que o teto constitucional

Há 2 horas
Cão Orelha

MP vai investigar comportamento do delegado-geral de SC no caso do Cão Orelha

Há 2 horas
Davi Alcolumbre, presidente do Senado

Alcolumbre adia decisão sobre CPI do Master e negocia com o Planalto em ano eleitoral

Há 2 horas
Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB