Defesa de Anderson Torres pede para que ele possa cumprir pena na PF

Defesa de Anderson Torres pede cumprimento de pena na superintendência da PF

Há 2 meses
Atualizado terça-feira, 25 de novembro de 2025

Da Redação

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres pediu nesta segunda-feira (24/11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cumprir, na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, a pena à qual foi condenado por tentar dar um golpe de Estado — processo que também envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus.

Delegado de carreira da PF, Torres recebeu pena de 24 anos de prisão e recorre em liberdade, monitorado por tornozeleira eletrônica. Ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, a defesa informou que apresentará um novo recurso contra a condenação até 3 de dezembro

Ameaças de morte e depressão

Os advogados, entretanto, afirmaram que se Moraes entender que a pena deve ser executada imediatamente, o ex-ministro tem direito a cumprir a condenação na superintendência da corporação ou no Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) da Polícia Militar, por ser servidor de carreira da PF.

A defesa de Anderson Torres argumentou, também, que ele já sofreu ameaças de morte quando exerceu o cargo de secretário de segurança e toma remédios contra depressão. 

Condição funcional

“Na eventual hipótese de determinação da execução antecipada da pena, pugna-se que o cumprimento da reprimenda se dê na Superintendência da Polícia Federal no DF ou no Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP), ou, ainda, em estabelecimento congênere, compatível com a condição funcional do sentenciado e necessário à sua proteção”, solicitou a defesa.

No dia 14 deste mês, a Primeira Turma do STF manteve a condenação de Torres, do ex-presidente Jair Bolsonaro e demais condenados na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista.

— Com informações da Agência Brasil

Autor

Leia mais

Moraes homologa acordos de militares condenados por tentativa de golpe

Há 33 minutos
Ministro da Casa Civil Rui Costa, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Motta

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio aos parlamentares para que “Brasil possa se desenvolver cada vez mais”

Há 1 hora

Fachin defende diálogo institucional e destaca trabalho do STF na abertura do Congresso Nacional

Há 1 hora
Reabertura dos trabalhos do STJ em 2026

STJ teve um recesso intenso, com 10,2 mil processos analisados no plantão entre 20 de dezembro e a data de hoje

Há 3 horas

PGR defende o papel do STF e OAB destaca a importância da independência do judiciário

Há 3 horas

Lula discursa na abertura do Ano Judiciário e defende democracia após silêncio em 2025

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB