Denunciados por tentativa de golpe apresentam defesas ao STF

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O general Augusto Heleno apresentou, nesta quinta-feira (06/03), ao Supremo Tribunal Federal, a defesa preliminar sobre a denúncia por envolvimento em suposta tentativa de golpe de Estado. Na manifestação, o advogado do general, Matheus Mayer Milanez, alega incompetência do STF para julgar o processo. Diz que a situação processual é “muito similar” à do presidente Lula, preso durante a operação Lava Jato. Ele argumenta que os fatos ocorreram durante o mandato, mas os denunciados não exercem mais o cargo. Então deveriam ser julgados pela Justiça Federal de 1º grau de Brasília.

“Em situação processual muito similar, o atual Presidente da República foi, no passado, denunciado e julgado em primeira instância pela Justiça Federal de Curitiba por fatos ocorridos durante seu mandato e em razão do mandato, mas, por não ser mais presidente, foram julgados e processados em primeiro grau. Tal qual na presente situação, onde os fatos ocorreram durante o mandato e em função, mas os denunciados não exercem mais o cargo no momento da denúncia”. 

O STF anulou as condenações de Lula por considerar a Justiça Federal de Curitiba incompetente para julgar o caso. A defesa cita ainda “erros” cometidos na Lava Jato.

“Estamos a incidir no mesmo erro em que incidimos no passado com relação à Operação Lava Jato e à ‘super competência’ da 13ª Vara Federal de Curitiba”.

Além de negar o envolvimento na trama golpista, Heleno também pede que o relator do inquérito, o ministro Alexandre de Moraes, seja impedido de julgar o caso, por ter sido alvo do suposto plano golpista.

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi um dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Até às 20h desta quinta, pelo menos outros sete acusados também apresentaram defesa ao STF. Os prazos terminam entre hoje e amanhã. 

As denúncias fazem parte da Pet 12100. Após a entrega das defesas, o relator, ministro Alexandre de Moraes, avalia se há documentos novos e se o material deve ser encaminhado para nova manifestação da PGR. Depois de apresentar o voto, o caso é liberado para julgamento.

 

Autor

Leia mais

Prédio do Senado Federal

Senadores protocolam queixa-crime e novo pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes, do STF

Há 1 dia
Alexandre de Moraes e Gabriel Galípolo

Polêmica sobre encontros entre ministro Alexandre de Moraes, do STF, com presidente do Banco Central esquenta a véspera de Natal

Há 1 dia

Toffoli marca acareação sobre caso Banco Master para fim de dezembro

Há 1 dia

Ministro Alexandre de Moraes autoriza Daniel Silveira a participar de formatura da filha em 2026

Há 2 dias
Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus

Justiça de São Paulo rejeita pedido de Edir Macedo para retirada de imagens de documentário da Netflix

Há 2 dias
Hacker Walter Delgatti Neto, condenado pelo STF

PGR se manifesta pela progressão de regime prisional de hacker Walter Delgatti Neto

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB