Denunciados por tentativa de golpe apresentam defesas ao STF

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O general Augusto Heleno apresentou, nesta quinta-feira (06/03), ao Supremo Tribunal Federal, a defesa preliminar sobre a denúncia por envolvimento em suposta tentativa de golpe de Estado. Na manifestação, o advogado do general, Matheus Mayer Milanez, alega incompetência do STF para julgar o processo. Diz que a situação processual é “muito similar” à do presidente Lula, preso durante a operação Lava Jato. Ele argumenta que os fatos ocorreram durante o mandato, mas os denunciados não exercem mais o cargo. Então deveriam ser julgados pela Justiça Federal de 1º grau de Brasília.

“Em situação processual muito similar, o atual Presidente da República foi, no passado, denunciado e julgado em primeira instância pela Justiça Federal de Curitiba por fatos ocorridos durante seu mandato e em razão do mandato, mas, por não ser mais presidente, foram julgados e processados em primeiro grau. Tal qual na presente situação, onde os fatos ocorreram durante o mandato e em função, mas os denunciados não exercem mais o cargo no momento da denúncia”. 

O STF anulou as condenações de Lula por considerar a Justiça Federal de Curitiba incompetente para julgar o caso. A defesa cita ainda “erros” cometidos na Lava Jato.

“Estamos a incidir no mesmo erro em que incidimos no passado com relação à Operação Lava Jato e à ‘super competência’ da 13ª Vara Federal de Curitiba”.

Além de negar o envolvimento na trama golpista, Heleno também pede que o relator do inquérito, o ministro Alexandre de Moraes, seja impedido de julgar o caso, por ter sido alvo do suposto plano golpista.

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi um dos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Até às 20h desta quinta, pelo menos outros sete acusados também apresentaram defesa ao STF. Os prazos terminam entre hoje e amanhã. 

As denúncias fazem parte da Pet 12100. Após a entrega das defesas, o relator, ministro Alexandre de Moraes, avalia se há documentos novos e se o material deve ser encaminhado para nova manifestação da PGR. Depois de apresentar o voto, o caso é liberado para julgamento.

 

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 19 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 22 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 22 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 22 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 22 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 23 horas
Maximum file size: 500 MB