Dino dá 60 dias para municípios da Amazônia e Pantanal aderirem ao Sinaflor

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta terça-feira (21/1), o prazo de 60 dias para que estados e municípios da Amazônia e do Pantanal adotem o Sistema Nacional de Controle da Emissão de Produtos Florestais, o Sinaflor, como única forma de emitir a Autorização para Supressão de Vegetação Nativa. O objetivo da unificação da emissão das ASVs pelo Sinaflor é melhorar a fiscalização contra desmatamentos.

Ainda segundo a decisão, as ASVs emitidas fora do sistema depois desse prazo serão consideradas nulas. A medida foi implementada na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF743), em que o STF determinou que a União reorganize a política de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. 

A unificação do sistema é defendida pelo Ibama como forma de melhorar a eficácia das ações de combate ao desmatamento. O órgão relatou ao STF que, como nem todos os estados e municípios usam o Sinaflor, é comum que suas equipes de fiscalização encontrem autorizações emitidas em desacordo com a legislação vigente.

Flávio Dino também marcou para o dia 13/3 uma audiência de contextualização e conciliação para avaliação compartilhada dos três planos apresentados pelo governo federal para prevenir incêndios florestais em 2025. Serão verificados o cumprimento dos prazos, metas e articulação com os estados envolvidos. Na decisão, o ministro reafirmou o compromisso do STF, no âmbito de sua competência, com o cumprimento do Acordo de Paris e do Pacto de Transformação Ecológica assinado pelos Três Poderes em 2024.

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 14 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 17 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 17 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 17 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 18 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB