Dino dá 60 dias para municípios da Amazônia e Pantanal aderirem ao Sinaflor

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta terça-feira (21/1), o prazo de 60 dias para que estados e municípios da Amazônia e do Pantanal adotem o Sistema Nacional de Controle da Emissão de Produtos Florestais, o Sinaflor, como única forma de emitir a Autorização para Supressão de Vegetação Nativa. O objetivo da unificação da emissão das ASVs pelo Sinaflor é melhorar a fiscalização contra desmatamentos.

Ainda segundo a decisão, as ASVs emitidas fora do sistema depois desse prazo serão consideradas nulas. A medida foi implementada na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF743), em que o STF determinou que a União reorganize a política de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. 

A unificação do sistema é defendida pelo Ibama como forma de melhorar a eficácia das ações de combate ao desmatamento. O órgão relatou ao STF que, como nem todos os estados e municípios usam o Sinaflor, é comum que suas equipes de fiscalização encontrem autorizações emitidas em desacordo com a legislação vigente.

Flávio Dino também marcou para o dia 13/3 uma audiência de contextualização e conciliação para avaliação compartilhada dos três planos apresentados pelo governo federal para prevenir incêndios florestais em 2025. Serão verificados o cumprimento dos prazos, metas e articulação com os estados envolvidos. Na decisão, o ministro reafirmou o compromisso do STF, no âmbito de sua competência, com o cumprimento do Acordo de Paris e do Pacto de Transformação Ecológica assinado pelos Três Poderes em 2024.

Autor

Leia mais

Fachada do prédio do STF em Brasília

STF julga núcleo de desinformação da tentativa de golpe de 2022 a partir desta terça

Há 1 hora
bebida contaminada por metanol

Contaminação por metanol: governo confirma 32 casos

Há 3 horas
S3ede da Caixa Econômica Federal

Governo demite indicados de deputados infiéis após derrota na votação da MP 1303

Há 3 horas
Celso de Mello, ex-ministro do STF

Uma sábia decisão: Prêmio Nobel da Paz é negado a Trump

Há 12 horas
A foto mostra os presidente do STF, ministro Edson Fachi, do STJ, ministro Herman Benjamin, o procurador-geral da República, Paulo Gonet e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Presidentes do STF, do STJ e do Senado e PGR discutem distribuição de recursos da Justiça Federal

Há 13 horas

Bebês trocados na maternidade podem ter nomes dos dois pais e das duas mães no registro

Há 15 horas
Maximum file size: 500 MB