Dino dá 60 dias para municípios da Amazônia e Pantanal aderirem ao Sinaflor

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta terça-feira (21/1), o prazo de 60 dias para que estados e municípios da Amazônia e do Pantanal adotem o Sistema Nacional de Controle da Emissão de Produtos Florestais, o Sinaflor, como única forma de emitir a Autorização para Supressão de Vegetação Nativa. O objetivo da unificação da emissão das ASVs pelo Sinaflor é melhorar a fiscalização contra desmatamentos.

Ainda segundo a decisão, as ASVs emitidas fora do sistema depois desse prazo serão consideradas nulas. A medida foi implementada na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF743), em que o STF determinou que a União reorganize a política de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. 

A unificação do sistema é defendida pelo Ibama como forma de melhorar a eficácia das ações de combate ao desmatamento. O órgão relatou ao STF que, como nem todos os estados e municípios usam o Sinaflor, é comum que suas equipes de fiscalização encontrem autorizações emitidas em desacordo com a legislação vigente.

Flávio Dino também marcou para o dia 13/3 uma audiência de contextualização e conciliação para avaliação compartilhada dos três planos apresentados pelo governo federal para prevenir incêndios florestais em 2025. Serão verificados o cumprimento dos prazos, metas e articulação com os estados envolvidos. Na decisão, o ministro reafirmou o compromisso do STF, no âmbito de sua competência, com o cumprimento do Acordo de Paris e do Pacto de Transformação Ecológica assinado pelos Três Poderes em 2024.

Autor

Leia mais

solução de conflitos

TST lança cartilha sobre como resolver conflitos  trabalhistas sem ir à Justiça

Há 2 minutos
Fachada do prédio sede do TST

Penhora de carro é cancelada após comprador provar boa-fé

Há 9 minutos
logo da sabesp

TJ-SP anula cláusula de rescisão unilateral de contrato de água e saneamento básico

Há 13 minutos
imposto de renda

STJ autoriza dedução de contribuições extraordinárias de previdência no IR

Há 50 minutos
Vinícius Gritzbach, empresário que lavava dinheiro apra o PCC

Justiça Militar condena 11 PMs por fazer segurança ilegal de delator do PCC assassinado

Há 5 horas
Técnico da ENEL em uma subestação da concessionária de energia elétrica

Três governos, uma distribuidora: a luta de todos contra a ENEL e ANEEL

Há 6 horas