A foto mostra cadeiras de madeira expostas em bares.

Dino dá cinco dias para governo esclarecer uso de emendas Pix no Perse

Há 2 horas
Atualizado sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Por Carolina Villela

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (16) que a Advocacia-Geral da União (AGU) apresente em cinco dias úteis informações completas sobre empresas beneficiárias de emendas Pix contempladas pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). A decisão reitera determinações anteriores, alertando que “eventuais inobservâncias resultarão na adoção das medidas cabíveis quanto aos gestores responsáveis pelas omissões”.

O ministro ressaltou que as determinações visam “assegurar o controle da execução do acórdão proferido por este Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2022, bem como em prestígio ao diálogo institucional no âmbito do presente processo estrutural”.

Pendências desde março de 2025

Em decisão de 31 de outubro de 2025, o ministro já havia apontado informações incompletas sobre o Perse e reiterado a necessidade de esclarecimentos referentes às empresas beneficiárias de emendas PIX contempladas pelo programa. Na ocasião, Dino cobrou resposta integral aos questionamentos formulados em despacho de 24 de março de 2025.

Além disso, o ministro solicitou a apresentação de cronograma objetivo para análise da totalidade dos Planos de Trabalho associados ao programa, conforme determinações anteriores.

Casa Civil deve informar revisão de portarias ministeriais

Dino também determinou que o ministro-chefe da Casa Civil informe em cinco dias úteis as providências adotadas quanto à revisão administrativa das Portarias Ministeriais que regulamentam a destinação de emendas parlamentares. A medida foi motivada pelas conclusões do 9º Relatório Técnico da Controladoria-Geral da União (CGU), apresentado em novembro de 2025.

O relatório apontou heterogeneidade das portarias ministeriais no que se refere à definição dos objetos de destinação de emendas parlamentares. Em 11 de novembro de 2025, o ministro determinou que fossem avaliadas providências de revisão administrativa das normas, visando superar as generalidades, heterogeneidades e assimetrias entre os ministérios.

Segundo a decisão, essas irregularidades dificultam a aderência entre as emendas parlamentares e o planejamento governamental, resultando em violações à Constituição.

Autor

Leia mais

Quatro livros indicados por IA sobre o Brasil

A IA indica quatro livros  sobre o Brasil contemporâneo

Há 45 segundos
Conflito toffoli X PF

Toffoli impõe novo cronograma e restringe depoimentos da PF a dois dias

Há 1 hora
Caminhão abastecendo posto de combustíveis

Em contratos entre revendedoras e distribuidoras de combustíveis não pode ser aplicado o CDC, decide Tribunal

Há 1 hora
MP aponta omissão de mulher que deixou amigo perdido na mata

MP tem entendimento diferente da polícia civil e acusa amiga do jovem que ficou perdido na mata por crime de omissão

Há 1 hora
A foto mostra o ministro Flávio Dino, do STF. Ele é um homem branco com cabelos grisalhos.

Dino determina que DenaSUS redefina cronograma de auditorias em emendas parlamentares

Há 2 horas
A foto mostra cartelas de medicamentos.

STF conclui Plataforma Nacional de Saúde e transfere sistema ao CNJ

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB