Dino libera o pagamento de emendas a mais quatro ONGs

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, liberou o pagamento de emendas parlamentares a mais quatro organizações que tiveram os repasses suspensos por falta de transparência. Com a  decisão, tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 854), foram liberados os repasses à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (Fapur), à Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), à Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e ao Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social (Ibras).

O Executivo Federal terá cinco dias para retirar as instituições do cadastro de entidades inidôneas e impedidas de celebrar convênios ou receber repasses da administração pública. Os ministérios também devem ser informados de que não há impedimento de novos repasses.

Dino manteve a determinação de que a Controladoria-Geral da União continue fiscalizando a aplicação dos recursos oriundos de emendas parlamentares a essas instituições.

Dino autorizou a retomada dos repasses após a CGU informar que as entidades passaram a publicar páginas de transparência de fácil acesso com informações sobre a destinação das emendas parlamentares. Duas outras ongs já haviam adotado regras de transparência: a Fiotec e a Fundep. 

Das 13 organizações que tiveram repasses de emendas suspensas pelo ministro por falta de transparência, sete já se enquadraram nos requisitos exigidos e tiveram os recursos liberados. 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB