Ex-deputados Eduardo Bolsonaro (esquerda) e Alexandre Ramagem (direita)

Cassados e com passaportes diplomáticos cancelados

Há 2 meses
Atualizado segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A Câmara dos Deputados, junto com a cassação dos mandatos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) na semana passada, também determinou o cancelamento do passaporte diplomático dos dois. A medida aconteceu no dia seguinte à cassação, em função de exigência do regimento interno da Casa — que determina a invalidação desse documento em caso de perda de mandato — conforme confirmou a mesa diretora.

Eduardo está auto exilado nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano e sem comparecer às sessões legislativas, motivo pelo qual foi cassado. Já Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ex-diretor-geral da Polícia Federal no governo de Jair Bolsonaro, foi um dos condenados no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele fugiu para o mesmo país em setembro passado e é considerado foragido.

Passaporte apátrida

Nas redes sociais, Eduardo reclamou da perda do passaporte e disse que “buscará meios de conseguir um passaporte apátrida”, ou seja, ato de reconhecimento do Estado brasileiro de que ele não é considerado cidadão nacional em nenhum país.

Ramagem, por sua vez, não se manifestou sobre o caso até agora. Ele é alvo de uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao  Ministério da Justiça e Segurança Pública para que sejam encaminhados os documentos necessários, de modo a formalizar o seu pedido de extradição de Ramagem, nos termos do Tratado de Extradição que o Brasil possui com os EUA.

Cursos on-line

Durante o fim de semana, a esposa do ex-deputado, Rebeca Ramagem, anunciou nas redes sociais que o marido elabora cursos on-line para colocar à venda.

Rebeca disse que ela e Ramagem têm “recebido milhares de mensagens de pessoas manifestando o desejo de nos ajudar financeiramente”, mas que, devido a um bloqueio bancário de suas contas, não é possível o recebimento, por isso a ideia de venda de cursos.

— Com informações das Agências de Notícias

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 15 horas

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 16 horas
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 16 horas

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 16 horas
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 16 horas
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB