Fotógrafo é condenado por estelionato após lesar 60 clientes em casamentos

Há 3 meses
Atualizado quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Da Redação

Um fotógrafo foi condenado a três anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, em regime semiaberto, por vender serviços não prestados em casamentos, causando prejuízo de R$ 463 mil a cerca de 60 pessoas. A decisão da 3ª Vara Criminal de Jundiaí foi mantida pela 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo

O réu atuava em uma empresa que oferecia serviços fotográficos e filmagens para casamentos. Mesmo após receber o pagamento integral dos clientes, ele e outros dois sócios – que firmaram acordo de não persecução penal – deixaram de prestar os serviços contratados em diversas cerimônias ao longo de quatro anos.

Dolo eventual caracterizado

Para o relator do recurso, desembargador Mens de Mello, ficou demonstrado o dolo eventual na conduta do fotógrafo. Segundo a decisão, ele tinha papel fundamental na empresa, vendendo os serviços e atuando também como fotógrafo nas cerimônias.

“Mesmo em crise financeira e com inúmeras vítimas desatendidas pelos serviços, inclusive com parte delas sem entrega total do quanto contratado, o acusado continuou realizando as vendas, ou seja, assumiu o risco de não cumprir com a entrega do produto comercializado”, afirmou o desembargador na decisão.

O magistrado descartou a tese de simples inadimplemento contratual, caracterizando a conduta como crime de estelionato.

Decisão unânime

A decisão foi unânime e contou com a participação dos desembargadores Ivana David e Klaus Marouelli Arroyo. O caso tramitou na 3ª Vara Criminal de Jundiaí antes de chegar ao tribunal de segunda instância.

Autor

Leia mais

mãos de um magistrado manipulando redes sociais pelo celular

STF julga uso de redes sociais por magistrados e pagamento de despesas pelo Ministério Público

Há 46 minutos
Presidente do STM , ministra Maira Elizabeth Teixeira Rocha mulher banca sentada vestindo camisa branca e blazer preto, falando ao micofone

STM anuncia ministros relatores de processo contra Bolsonaro e demais oficiais por perda de oficialato

Há 1 hora

Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da PF

Há 3 horas

STJ determina retorno do rapper Oruam à prisão

Há 3 horas

Polícia Federal abre inquérito para investigar gestão no BRB

Há 3 horas

Justiça de São Paulo proíbe uso de marca “PhytoCell Tec” em produtos cosméticos

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB