Greve de controladores de voo prevista para esta semana é suspensa

Greve de controladores de voo prevista para esta semana é suspensa; TST formaliza conciliação entre a NAV e trabalhadores

Há 5 meses
Atualizado terça-feira, 23 de setembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

Não foi tão fácil chegar a um meio termo, mas controladores de voo da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S/A (NAV Brasil) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) chegaram a um acordo e decidiram suspender a greve que pretendiam iniciar nesta quarta-feira (24/09). 

A negociação entre o sindicato da categoria e representantes da empresa foi realizada por meio de conciliação conduzida em Brasília, no fim da tarde desta segunda-feira (22/09), pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Maurício Godinho Delgado.

Na prática, foram quase dez dias de negociações com o intermédio do TST, em busca de soluções consensuais para as reivindicações dos trabalhadores. 

PCS e plano de saúde

Dentro da conciliação construída, a NAV Brasil apresentou na última sexta-feira (19/09) um plano de Cargos e Salários para os profissionais que atuam na empresa, até então pendente de análise perante a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). 

A empresa também se comprometeu a reajustar a tabela de coparticipação da empresa na manutenção do plano de saúde — uma das principais reivindicações dos trabalhadores insatisfeitos.

Sindicato e empresa se comprometeram a reavaliar, futuramente, o PCS por meio de uma comissão paritária, mas sem prejuízo da implementação imediata do plano. O grupo ainda ajustou  a negociação do próximo acordo coletivo, que também poderá contar com a mediação do TST.

Participação do Cejusc

As conversas e tentativas de conciliação foram realizadas por meio do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TST  (Cejusc),que é coordenado pelo ministro Maurício Godinho Delgado, e por uma equipe de juízes auxiliares e servidores especializados em mediação e conciliação.

O ministro destacou a “importância do diálogo aberto e construtivo”, lembrando que “o TST continua à disposição para auxiliar as partes na solução de seus conflitos”. Mas a missão não foi simples.

Aeroportos estratégicos

A NAV Brasil é uma empresa pública federal responsável pelo controle de tráfego aéreo em 43 aeroportos, entre eles aeroportos estratégicos como Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ) de onde partem voos internos e para o exterior.

Na esfera da sua atuação, são prestados os serviços de Controle de Aproximação (APP) e Controle de Aeródromo (TWR). 

Força-tarefa

Por isso, conforme informações em reservado, diante da expectativa de a paralisação vir a resultar em um apagão aéreo no país, foi montada do final de semana até a tarde de segunda-feira uma verdadeira força-tarefa.

Representantes dos ministérios da Defesa, da Gestão e de Portos e Aeroportos fizeram reuniões e estiveram em contato constante ao longo do período com os  magistrados do TST, dirigentes da própria NAV e o sindicato da categoria para evitar o pior. Por enquanto, tudo caminha normal nos céus do Brasil.

Autor

Leia mais

Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 10 minutos

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 15 minutos

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 26 minutos

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 41 minutos

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 1 hora

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB