Impressões do lado de fora do STF: anotações de ministros, advogado barrado e postagens bíblicas

Há 2 meses
Atualizado terça-feira, 2 de setembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

Enquanto a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) se dedicava às sustentações orais no julgamento dos réus do núcleo 1 da trama golpista, quem acompanhava do lado de fora registrava uma série de detalhes paralelos que movimentaram a tarde: o comportamento dos ministros, que só veio à tona horas depois, a reclamação de um advogado impedido de entrar na sessão e até postagens bíblicas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Um dos pontos comentados por jornalistas foi a postura dos ministros Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia durante o voto do relator Alexandre de Moraes. Fux destacou trechos do texto com caneta, gesto interpretado como sinal de possível divergência. Já Dino e Cármen acompanharam atentamente a versão impressa do voto, mas sem fazer anotações no documento.

Advogado barrado no plenário


A tarde também foi marcada pela reclamação do advogado Eduardo Kunz, defensor de Marcelo Câmara, ex-assessor de Jair Bolsonaro. Kunz protestou por ter sido barrado no plenário, alegando que contava com a possibilidade de acesso a todos os defensores, conforme interpretação anterior de Moraes. Após insistir com a imprensa e o cerimonial, conseguiu autorização apenas para assistir à sessão em um telão instalado na sala da 2ª Turma.

Postagem de Michelle Bolsonaro


Já no campo virtual, a cena foi rouada pela ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro. Michelle chamou atenção ao publicar em suas redes sociais trechos do Salmo 100, que fala sobre a misericórdia de Deus e a verdade que perdura por gerações. A publicação foi interpretada por apoiadores como uma mensagem indireta diante do julgamento em curso.

Autor

Leia mais

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

TSE aprova criação do partido Missão, ligado ao MBL, com número 14 nas urnas

Há 1 hora
Zohan Mandami, eleito prefeito de Nova York

Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York com agenda progressista e voto popular histórico

Há 1 hora
Ministra Isabel Gallotti, do TSE

No TSE, Isabel Gallotti vota pela cassação de Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar

Há 1 hora

STJ revê entendimento e anula julgamento do TJRJ em disputa entre Petrobras e Paragon

Há 11 horas

MPF investiga uso de verbas federais em megaoperação policial no Rio de Janeiro

Há 11 horas

Gilmar Mendes convoca audiências sobre precificação e fornecimento de medicamentos do SUS

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB