Joe Biden, ex-presidente dos EUA, diagnosticado com câncer

Ex-presidente Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ex-presidente americano Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado na sexta-feira com uma forma agressiva de câncer de próstata que se espalhou para os ossos, confirmou um porta-voz do democrata neste domingo. O diagnóstico surgiu após Biden apresentar sintomas urinários, levando os médicos a encontrarem um pequeno nódulo na próstata que necessitava de avaliação adicional.

A doença foi caracterizada por uma pontuação de Gleason de 9 com metástase óssea, segundo a declaração oficial. O câncer de próstata é considerado uma neoplasia da terceira idade, afetando principalmente homens acima dos 65 anos.

No caso da metástase, as células cancerígenas se desprendem do tumor original e se disseminam pelo corpo. Embora represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, permitindo controle eficaz do tratamento.

Histórico médico do ex-presidente

Este não é o primeiro diagnóstico oncológico de Biden, que já teve vários cânceres de pele removidos cirurgicamente. Em fevereiro de 2023, teve um carcinoma basocelular retirado do peito durante procedimento médico de rotina.

O presidente Donald Trump manifestou estar “entristecido” com a notícia do diagnóstico. A ex-vice-presidente Kamala Harris também se pronunciou, afirmando que Biden “é um lutador” diante dos desafios de saúde.

Biden comandou os Estados Unidos entre 2021 e 2024, após ser vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama. Durante a campanha de reeleição de 2024, sua saúde tornou-se tema de debates políticos intensos.

Polêmicas sobre estado cognitivo

As críticas sobre o estado mental de Biden intensificaram-se após o primeiro debate presidencial de junho de 2024. Durante o evento, o então presidente apresentou falas confusas e repetitivas que geraram questionamentos até dentro do Partido Democrata.

Na primeira entrevista coletiva pós-debate, Biden confundiu o nome da vice-presidente Kamala Harris com Donald Trump. Durante a cúpula da Otan, em Washington, apresentou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como “presidente Putin”, corrigindo-se em seguida.

No final de julho de 2024, Biden desistiu da disputa eleitoral, apoiando Kamala Harris como candidata democrata. Em carta publicada nas redes sociais, declarou: “Tem sido a maior honra da minha vida servir como seu Presidente.”

Família enfrenta desafios de saúde

Biden e sua família enfrentaram diversos problemas de saúde ao longo dos anos. Em 1988, o político lutou contra dois aneurismas cerebrais que ameaçaram encerrar sua carreira política prematuramente.

Seu filho Beau morreu em 2015 vítima de glioblastoma, uma forma agressiva de câncer cerebral. A perda motivou Biden a fazer do combate ao câncer uma prioridade durante sua presidência.

Em 2022, estabeleceu o programa “missão lunar contra o câncer”, com objetivo de reduzir pela metade a taxa de mortalidade da doença em 25 anos. A iniciativa continuou seu trabalho como vice-presidente na luta contra a enfermidade que vitimou seu filho mais velho.

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 12 horas

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 14 horas
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 16 horas

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 1 dia
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 1 dia
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB