Lula escolhe deputada Macaé Evaristo para assumir Direitos Humanos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A confirmação veio logo após uma reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (09/09). O presidente Lula escolheu a deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), como nova ministra dos Direitos Humanos. Ela assumirá o cargo no lugar de Silvio Almeida, demitido na semana passada após denúncias de assédio sexual contra mulheres. Uma das vítimas é a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Pelas redes sociais, Lula anunciou que a nova ministra aceitou e desejou um ótimo trabalho.

“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu.

Logo após a saída de Silvio Almeida, Lula já havia sinalizado que nomearia uma mulher negra para assumir o comando do ministério dos Direitos Humanos. A escolha faz parte da estratégia para estancar a crise no governo provocada pela repercussão negativa, após as denúncias de assédio envolvendo Silvio Almeida.

Perfil

A deputada estadual Macaé Evaristo é professora e já foi secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014, período em que Aloizio Mercadante era ministro. Em seguida, quando Fernando Pimentel governou Minas entre 2015 e 2018, Macaé assumiu a Secretaria de Educação. Em 2020, foi eleita vereadora em Belo Horizonte e em 2022 deputada estadual. Durante a transição dos governos Jair Bolsonaro e Lula, ela fez parte do grupo de trabalho da educação.

Demissão

Silvio Almeida foi demitido do cargo na sexta-feira (06/09), após virem à tona denúncias de assédio sexual e moral contra o então ministro dos Direitos Humanos.  Ele nega as acusações.

 Ainda na sexta, Lula nomeou a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, como titular interina dos Direitos Humanos.

 

Autor

Leia mais

Feminicídio em Ibitinga-SP: homem é condenado a 58 anos de prisão

Há 13 minutos

TST reserva 5% de vagas em contratos para mulheres trans e travestis

Há 21 minutos

PM do DF pede a Moraes medidas especiais para custódia de Bolsonaro

Há 17 horas
Investigação sobre venda de decisões tem levado a pedidos de suspeição de ministros do STJ

STJ atualiza valores de custas judiciais a partir de 2 de fevereiro

Há 19 horas

Quarta Turma do STJ invalida prisão de devedor de alimentos intimado pelo WhatsApp

Há 19 horas

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025 com mais de 4,5 mil casos

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB