Centro de Detenção em que Nicolas maduro está preso em Nova York

Maduro passa primeira noite preso em centro de detenção no Brooklyn

Há 20 horas
Atualizado domingo, 4 de janeiro de 2026

Capturado na Venezuela, ditador será apresentado à Justiça dos EUA por acusações de narcotráfico e terrorismo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passou a noite deste sábado (4) sob custódia das autoridades dos Estados Unidos no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York. Ele foi capturado em solo venezuelano por tropas americanas, ao lado da esposa, Cilia Flores, e aguarda apresentação formal à Justiça federal americana.

A operação, comandada pelo governo Donald Trump, foi executada com apoio das Forças Armadas dos EUA e surpreendeu o casal, que não teve tempo de reagir. A expectativa é de que ambos compareçam ao tribunal na segunda-feira (5), segundo a CBS News. A informação sobre o local de detenção foi revelada por uma fonte ao The Washington Post.

De Caracas ao Brooklyn, com escala no mar do Caribe

Maduro foi detido no início do sábado, em uma casa na Venezuela. Ele e a esposa foram levados de helicóptero militar até o navio USS Iwo Jima, da Marinha americana, posicionado no mar do Caribe desde o final de 2025. Segundo a CNN Internacional, o casal poderia ter feito escala na base de Guantánamo, em Cuba, antes de ser transferido para os EUA. No entanto, o trajeto exato permanece incerto.

Na noite de sábado, por volta das 21h (horário local), Maduro desembarcou no Aeroporto Internacional Stewart, no condado de Orange, estado de Nova York. Em seguida, foi levado de helicóptero para um heliporto em Manhattan. De lá, seguiu escoltado em um comboio até o centro de detenção.

Vídeo mostra Maduro sob custódia da DEA

A Casa Branca divulgou um vídeo em que Maduro aparece caminhando na sede da DEA (Administração de Repressão às Drogas), escoltado por agentes. Nas imagens, ele deseja “boa noite” a quem estava presente. Sua esposa, Cilia Flores, não aparece nos registros de vídeo nem nas fotos do desembarque, o que levanta dúvidas sobre seu paradeiro imediato.

O casal responde nos EUA a acusações de narcotráfico e terrorismo, conforme declarou a procuradora-geral americana Pam Bondi. Segundo ela, Maduro já havia sido denunciado em um tribunal federal de Nova York em 2020. A data do julgamento, no entanto, ainda não foi divulgada.

Trump diz que assistiu à operação como a um programa de TV

O presidente Donald Trump comentou a operação em entrevista à Fox News, dizendo que acompanhou tudo de sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida. “Foi como assistir a um programa de TV”, afirmou.

Segundo ele, Maduro tentou fugir quando percebeu a presença das tropas, mas não teve sucesso. “Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, relatou. Trump também informou que houve poucos feridos na ação e nenhuma morte. Alguns integrantes das forças americanas teriam se ferido levemente.

Ataque militar surpreende Caracas

Moradores da capital venezuelana, Caracas, relataram fortes explosões e sobrevoo de aviões nas primeiras horas do sábado. As detonações foram ouvidas em diferentes bairros, e o clima era de pânico, segundo jornalistas presentes no local.

A operação de captura do presidente e de sua esposa teria durado apenas alguns segundos, sem possibilidade de reação por parte do casal. O impacto internacional da ofensiva ainda está sendo avaliado, diante das implicações diplomáticas e legais da ação militar em território estrangeiro.

Autores

Leia mais

Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

‘O Agente Secreto’ vence Critics Choice Awards como melhor produção internacional

Há 4 minutos
Gustavo Petro, Presidente da Colômbia

Trump ameaça Colômbia e Cuba após ofensiva na Venezuela

Há 13 minutos
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante pronunciamento e entrevista

Trump declara que Estados Unidos estão no comando e chama Venezuela de “país morto”

Há 17 minutos
Delcy Rodrigues, presidente interina da Venezuela

Com discursos ambíguos, Delcy Rodríguez propõe coexistência pacífica entre Venezuela e Estados Unidos

Há 20 minutos
Fotomontagem com foto do ex-ministro do STF Celso de Melo e uma imagem de Nicolas maduro preso nos EUA

Trump e o sequestro de um chefe de Estado: múltiplas agressões à ordem jurídica internacional — por Celso de Mello

Há 18 horas
Delcy rodriguez, presidente interina da Venezuela

Delcy Rodríguez toma posse como presidente interina da Venezuela e desafia os EUA

Há 20 horas
Maximum file size: 500 MB